Publicado em: Sex, Jul 20th, 2012

Hospital Geral do Huambo a caminho da excelência

O director em exercício do Hospital Geral do Huambo, Bernardo Domingos Elavoco, garantiu na terça-feira, nesta cidade, que o plano que visa tornar a unidade sanitária uma referência para o país, no concernente à assistência médica e medicamentosa aos seus utentes, continua em marcha.
O responsável disse à Angop que para tal a direcção da maior unidade hospitalar da província está empenhada em prestar um atendimento humanizado a todos os utentes com pessoal qualificado e habilitado, utilizando tecnologias modernas e logística actualizada para reduzir a morbimortalidade na região.
Este mesmo plano, disse Bernardo Elavoco, contempla igualmente a abertura de novos serviços médicos, o reforço da capacidade dos actuais serviços, além da admissão de mais médicos especializados e técnicos de enfermagem.
O director informou que após a abertura em 2011 dos serviços de anatomia patológica, microbiologia, endoscopia e cardiologia, as atenções estão viradas este ano para a abertura em breve da unidade de tratamento de queimados e o centro de hemodiálise, bem como o reforço da secção de fisioterapia, acrescentando que em 2013 a direcção do Hospital pretende instalar um centro de quimioterapia, serviços de gastrenterologia e de admissão e arquivo clínico.  Ainda para 2013, referiu, prevê-se reforçar a cooperação existente com as instituições de ensino superior local (estatais e privadas), uma vez que a direcção deste hospital encara a formação permanente dos quadros como um elemento chave na concretização do plano que visa transformar a instituição numa referência nacional. Em 2011 foi aberto o 1º curso de pós-graduação dos médicos especializados que, de acordo com Bernardo Elavoco, neste momento ultimam tal capacitação, para darem lugar a outros interessados.
No que diz respeito à alimentação dos doentes internados, o responsável assegurou que a situação melhorou significativamente desde que este serviço passou a ser prestado por uma empresa contratada para o efeito. Os doentes têm direito a três refeições diárias e a uma sobremesa, mas a nossa luta é fazer com que, a curto prazo, os familiares dos doentes deixem de trazer alimentação e venham apenas para visitarem os seus parentes”, manifestou.
O Hospital Geral do Huambo beneficiou de obras de restauro entre 2006 e 2009 no âmbito da linha de crédito do governo chinês, cujo valor é de cerca de 3,3 mil milhões de kwanzas.  Apesar da notável evolução que se observa na prestação de serviço, foram abertos 12 novos serviços médicos que estão a reduzir significativamente o número de doentes que antes se viam obrigados a deslocar-se a Luanda .

Fonte: JA

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Crónicas


Arquivo

Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

Hospital Geral do Huambo a caminho da excelência