Ler Agora:
Espanha recebe apoio da França face à crise
Artigo completo 2 minutos de leitura

Espanha recebe apoio da França face à crise

Espanha recebe o apoio de França a favor da intervenção europeia para controlar a atual crise na zona euro. Da reunião entre os ministros da Economia espanhol, Luis de Guindos, e francês, Pierre Moscovici, saiu um apelo à aplicação urgente das decisões tomadas na cimeira europeia de junho, numa altura em que Madrid está a ser arrastada para um resgate global.

As taxas de juro da sua dívida dispararam para níveis históricos e muito acima do nível sustentável.

Segundo o professor de economia Rafael Pampillon, “a solução da Espanha terá de vir do exterior. Poderá vir do Banco Central Europeu (BCE), se este decidir comprar dívida espanhola no mercado secundário e fizer baixar as taxas. A outra solução é se o Fundo Europeu de Resgate comprar dívida pública. Senão será um resgate total. E um resgate da economia espanhola representaria muito dinheiro para a Europa”.

Espanha, quarta economia da zona euro, já teve de pedir até cem mil milhões de euros à Europa para fazer face às dificuldades dos bancos. Mas não bastou para acalmar a crise e Madrid vê reduzir-se as hipóteses de financiamento no mercado.

O Banco Central Europeu continua a não comprar dívida pública e a entrada em vigor do Mecanismo Europeu de Resgate depende da decisão do tribunal Constitucional alemão, que só deverá chegar em setembro.

Fonte: EURONEWS

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.