Publicado em: Sex, Mai 11th, 2012

Prosseguem obras do hospital do Lucapa

A primeira fase da reabilitação do Hospital Municipal do Lucapa fica concluída em Setembro, assegurou ontem o responsável da empresa encarregue do projecto.
António Lopes Ferrão disse que esta primeira fase inclui a colocação de uma nova cobertura e piso em dois dos principais blocos do edifício hospitalar.
As obras nestes dois edifícios vão permitir a transferência dos doentes de outras enfermarias para permitir o prosseguimento dos trabalhos.
Disse ainda que devido ao seu avançado estado de degradação, as obras de reabilitação são de carácter profundo, uma vez que têm de ser recuperadas as cinco naves que compõem o edifício e áreas complementares, como os serviços de maternidade, lavandaria e cozinha.
Lopes Ferrão realçou que as áreas de extrema importância da unidade hospitalar, como o banco de urgência, laboratório, bloco operatório e farmácia vão merecer também uma atenção especial.
As obras, iniciadas em Agosto do ano passado, permitiram o emprego de 20 jovens do município do Lucapa, entre carpinteiros, ladrilhadores, canalizadores, electricistas e seguranças.

Expansão da rede sanitária

A administradora municipal de Lucapa, Isabel Pascoal Gregório, salientou que a reabilitação da unidade sanitária de referência é uma iniciativa enquadrada no Programa de Investimentos Públicos do governo da Lunda-Norte.O programa visa a melhoria da assistência médica às populações locais, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos técnicos de saúde.
Isabel Gregório assegurou que, a par da recuperação da estrutura física do edifício hospitalar, com mais de 50 anos de existência, está previsto o seu apetrechamento, com equipamentos de diagnóstico modernos ao nível das áreas de especialidade.Avançou que, com vista à expansão e ampliação da rede sanitária nas zonas de maior aglomeração populacional, foi concluído e inaugurado o posto médico de Camuquia, na localidade do Luó, e está na fase de conclusão, em Calonda, a reabilitação do centro materno-infantil.
A administradora municipal mostrou-se preocupada com o facto da assistência médica no município estar a ser garantida apenas por sete médicos, para um universo de cerca de 150 mil habitantes.
Para colmatar este défice, a administração municipal de Lucapa necessita de mais 11 médicos de diversas especialidades. Isabel Gregório garantiu que se registam melhorias consideráveis no abastecimento dos medicamentos essenciaisnnos hospitais.
A repartição municipal da Saúde do município tem uma ambulância na localidade do Calonda e outra na comuna do Camissombo.
“Outras duas viaturas existentes apoiam os serviços administrativos”, referiu.O município do Lucapa conta, além do hospital municipal, com quatro postos médicos, nas comunas de Xa-Cassau, Capaia, Camissombo e Lou, bem como um centro de saúde, na localidade do Calonda.

Fonte: JA

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Crónicas


Arquivo

Dezembro 2014
S T Q Q S S D
« Nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

Prosseguem obras do hospital do Lucapa