INABE disponibiliza seis mil bolsas de estudo internas para o presente ano lectivo

O Instituto Nacional de Bolsas de Estudos (INABE) disponibilizou, para o ano de 2012, seis mil bolsas de estudo internas, informou hoje, quarta-feira, em Luanda, o director da instituição Jesus Baptista.

Jesus Baptista, que falava durante um encontro que manteve com reitores e outros responsáveis de algumas universidades estatais e privadas, no qual debruçou-se acerca dos parâmetros a serem seguidos para aquisição das bolsas, referiu que as 18 províncias de Angola serão contempladas dentro destas seis mil.

De acordo com o director, as prioridades vão para os cursos de Ciências com 1.500 vagas, Engenharia, com igual número, Tecnologia, com 1.200, Ciências Sociais, com 900 vagas, Letras com 300 e Humanidade com 600 vagas.

Quanto a distribuição por províncias, dentro das seis mil bolsas, o Bengo conta com 240, Benguela com 480, Bié, Cunene e Cabinda com 360, Huambo com 300, para Huíla 480, Kuando Kubango 360, Kwanza Norte e Kwanza Sul 180, Luanda 1080, Lunda Norte e Lunda Sul 120, Malanje 480, Moxico 240, Namibe 120, Uíge 180 e Zaire com 360.

Referindo-se ao processo de candidaturas, para descongestionar e facilitar as instituições, Jesus Baptista frisou que o INABE criou um site (www.inabe.gov.ao) no qual os candidatos poderão fazer as suas inscrições.

Dado o fraco aproveitamento de alguns dos bolseiros actuais, Jesus Baptista disse que de 5 de Março a 30 de Abril decorrerá um processo de renovação de bolsas de estudo internas, na qual as instituições do ensino superior que tenham bolseiros informarão ao
INABE acerca da situação académica destes estudantes, no sentido de ter informações acerca do desempenho destes.

Outra informação avançada por este responsável, frisa que os beneficiários em regime de protecção especial (o antigo combatente, Deficiente de Guerra e os seus descendentes, bem como o familiar do combatente) deverão apresentar o documento que confirme a sua condição social.

Fonte: Angop

32 COMENTÁRIOS

  1. É bom saber , que no pais existe uma instituição responsável , quanto ao apoio dos jovens angolano , no âmbito de ajudar e apoiar na categoria do estudo , visando fornecer as condições , que é muito útil e eficaz no decorrer do estudo de qualquer estudante , porque ela ajuda em uni-sentido dando assim lugar ao estudo eficiente aos determinado estudante , pela afectaçao dos recursos .

    É de se alegra essa iniciativa e inovação , só mostra que cada vez mais o pais esta crescer , e a dirigir-se ao rumo melhor.

    Eu na qualidade de estudante de economia , na universidade do Agostinho neto , espero que consigo adquirir essa bolsa , para o aproveito da mesma , que por sua vez poderá ajudar me bastante na minha vida académica , ela sera como um suporte do meu sucesso , na minha vida académica , com objectivo de ser um quadro nacional , e conseguintemente dar um meu contributo no pais.

    Agradeceria imensamente , se mim fornecer-se uma bolsa de estudo

  2. olha eu já tratei o meus documentos

    são: 1- 3 fotografias tipo passe
    2- 1 copia do BI
    3- agregado familiar
    4- atestado de residência
    5- atestado de pobreza
    6- declaração do ensino médio
    7- declaração de vencimento do pai e da mãe e e recibo de vencimento
    8- talão de recenseamento militar
    9- comprovativo da matricula da instituição aonde estudas

    para mais informações ligue 946275536

  3. Melhores Cumprimentos.Terminei o curso Médio de Gestão de empresas desde 2011 e necessitava de uma bolsa de estudo da vossa Instituição.espero encarecidamente merecer a vossa atenção obrigada.

  4. Primeiramente é de louvar essa iniciativa ,mas não sei como me inscrever agradeceria imenço que publicassem a informaçao de como inscrever-se e os criterio de seleção tenho 24 anos

  5. terminei o curso médio em matfisica na escola de formação de professores ex imne malanje e quero fazer a inscrição para a bolsa de estudo interna e externa tenho 20 anos de idade,caros ilustres espero a vossa atenção.

  6. Sou Timoteo Manuel Calunga Terminei o meu médio no Instituto Medio Pascual Luvualu na Area de Construção Civil em 2010 e pretendo dar a continuação dos meus estudos, este ano 2015 ja a muito que ja venho tentando solicitando uma bolsa de estudo ao inabe tanto faz bolsa interna ou externa mas nunca tive exito, agradecia que este ano olham se por mim porque sou uma pessoa carenciado. tel 938776577

  7. sou estudante da faculdade A. Neto no período pos laboral do 1° ano por falta de emprego, não me facilitará os pagamentos mensais. por isso quero me candidatar para bolsa. meu curso é mecânica também tenho médio de mecânica. puder me apoiar agradeceria meus contactos : 923894067/912763865.

  8. sou estudante da faculdade A. Neto no período pos laboral do 1° ano por falta de emprego, não me facilitará os pagamentos mensais. por isso quero me candidatar para bolsa. meu curso é mecânica também tenho médio de mecânica. puder me apoiar agradeceria meus contactos : 916431314/912763865.

  9. Ola sou estudante do curso de economia e gestão no IPS Gean Peaget,venho por este meio informar que as dificuldades são imensas.Peço a vossa ajuda para usufruir da bolsa de estudo para sustentabilidade estudantil.

  10. Olá sou estudante do instituto kangonjo de Angola,do curso de Análises clínica, não sei o que fazer amanhã os exames começam e corro o risco de perder os exames e sinceramente…estou perdida…

  11. Bom dia pessoal terminei o ensino médio já a três anos.venho informar que as dificuldades são imensa preciso da vossa ajuda quero fazer as inscrições para a bolsas de estudo interna e externa pra o ano 2916 mi ajudam por favor 925138459

  12. Venho por meio respeitosamente solicitar uma vaga de Bolsa de estudo interna como externa, porque o mais importante pra mim é estudar, ajudem-se a me escrever, prometo que darei o meu máximo e melhor conseguir uma vaga. “Saibam que Anjos não vivem nos céus mas sim são aquelas pessoas que nos ajudam em momentos em que nem esperávamos”. Mas uma vez peço-vos o favor de me ajudar. 946 573 235.

DEIXE UMA RESPOSTA