José Eduardo e Teodoro Nguema abordam incremento da cooperação bilateral

Presidente de Angola e da Guiné Equatorial abordam cooperação bilateral
Presidente de Angola e da Guiné Equatorial abordam cooperação bilateral

Luanda – Os Presidente de Angola e da Guiné Equatorial, José Eduardo dos Santos e Teodoro Obieng Nguema, respectivamente mantiveram hoje em Luanda o segundo encontro em menos de 24 horas no âmbito da visita que o estadista guineense efectua a Angola desde quinta-feira.

No encontro entre ambos estadistas foram abordadas questões ligadas ao reforço da cooperação bilateral, bem como assuntos atinentes à situação política no continente africano e na região austral.
De referir que Teodoro Obieng Nguema é o actual presidente da União Africana, enquanto que José Eduardo dos Santos desempenha a mesma função na SADC, razão que os levou a abordarem questões ligadas ao continente africano.
Após o encontro o presidente da Guiné Equatorial despediu-se do seu homólogo tendo-lhe sido prestadas honras militares e passado em revista à tropa em parada.
Antes da audiência com o chefe do executivo angolano, a delegação da Guiné Equatorial visitou a nova centralidade do Kilamba , entre outros empreendimentos económicos e sociais.
As relações entre Angola e a Guiné Equatorial datam de 1975, após a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro, e culminaram com a realização, em Abril último, da primeira sessão da Comissão Mista Bilateral de cooperação.
No encontro realizado em Bata, Guiné Equatorial, as partes concordaram em reforçar os mecanismos de cooperação, tendo em conta os novos desafios políticos, económicos, culturais e sociais que se colocam à África, de modo a permitir uma relação de confiança mútua e com sentido renovado e estratégico.
Fonte: Angop
Fotografia: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA