UAN supera limitações através de parcerias institucionais com outras universidades

Reitor da UAN, Orlando da Mata
Reitor da UAN, Orlando da Mata

Luanda – O reitor da Universidade Agostinho Neto (UAN), Orlando da Mata, informou hoje, em Luanda, que, para se ultrapassar algumas lacunas ou limitações da instituição académica, se tem optado por aderir a parcerias institucionais com outras universidades.

Orlando da Mata, que falava na abertura de uma sessão de informação sobre “Estudos e Sistemas de Bolsas de Estudo na República Federal da Alemanha” que decorreu na Faculdade de Economia, afirmou que a UAN tem rubricado vários acordos de cooperação, entre os quais a participação no Programa Erasmus Mundus.
Desta feita, manifestou-se satisfeito e relembrou que na comunidade académica da UAN os candidatos seleccionados para o projecto de intercâmbio académico já estão a frequentar cursos de mestrado nas diferentes universidades da União Europeia, desde o dia um Setembro do presente ano.
Segundo o responsável, o carácter jovem da Universidade em Angola fez com que o país ainda não tenha podido dar resposta a grande demanda de quadros necessários e as expectativas dos jovens nas mais diversas áreas do conhecimento científico.
Nesta margem referiu que, por essa razão, o recurso às parcerias estrangeiras para formação de quadros de nível superior foi uma adopção do Governo de Angola desde os momentos pós-independência nacional.
“Essa estratégia permitiu que os jovens angolanos encontrassem no estrangeiro a oportunidade de adquirirem a formação superior nas áreas de suas preferências”, disse.
O docente acrescentou que muitos destes jovens regressaram ao país e têm sabido contribuir para o engrandecimento e o desenvolvimento de Angola nos mais variados domínios do saber.
O Programa Erasmus Mundus oferece esquemas de financiamento e bolsas de mobilidade muito atractivas aos melhores alunos. Os estudantes de todas as nacionalidades podem candidatar-se a estas bolsas e os melhores são financiados.

 

Fonte: Angop

Foto: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA