Teodoro Obiang está em Luanda

O Presidente da União Africana esteve reunido no Palácio da Cidade Alta com o Presidente José Eduardo dos Santos
O Presidente da União Africana esteve reunido no Palácio da Cidade Alta com o Presidente José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos Santos e Teodoro Obiang Mbasogo reuniram-se, ontem, em Luanda, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, no âmbito da visita oficial de 24 horas, do Presidente da Guiné Equatorial a Angola.
Durante aproximadamente uma hora, os dois líderes passaram em revista questões de interesse bilateral, nos domínios político e económico e também de âmbito regional e continental, pois Obiang preside à União Africana (UA) e José Eduardo assumiu em Agosto a presidência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e é,também, o presidente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O reforço da cooperação no plano bilateral e multilateral, nos vários domínios, tem sido uma preocupação constante na agenda dos dois governos, com interesses interligados por uma série de factores, até por serem dos maiores produtores de petróleo no continente e também pelo histórico comum de conflito armado, com o êxito do processo de paz em Angola a servir de fonte de inspiração às autoridades da Guiné Equatorial.
Mas não é só o processo de paz em Angola que aproxima os dois estadistas. A Guiné Equatorial, um dos países promotores do CAN’2012, manifestou, em ocasiões anteriores, interesse em contar com a experiência angolana na organização da prova, mercê do êxito, nesse aspecto, que se verificou na Taça Africana das Nações que Angola acolheu em Janeiro de 2010. Os dois Presidentes partilham também outro interesse, o da prevenção de conflitos na sub-região dos Grandes Lagos, dossier que originou durante certo tempo uma intensa movimentação política e diplomática, que resultou na estabilidade daquela parte do continente.O encontro privado pode ter sido também uma oportunidade para os dois líderes falarem sobre o dossier Guiné-Bissau, pois o Presidente angolano manifestou preocupação em relação ao empenho das partes envolvidas, entre elas a CEDEAO, no processo de reformas do sector de defesa e segurança daquele país.
O Presidente José Eduardo dos Santos disse mesmo ao primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho,país que este mês preside ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, que ponderava mandar enviados especiais a alguns das nações mais influentes da CEDEAO para poder ser assinado um memorando para o programa de reformas do sector de defesa e segurança na Guiné-Bissau.
Após o encontro privado, e sem fazer declarações à imprensa, o Presidente angolano ofereceu um jantar oficial ao homólogo da Guiné Equatorial, que hoje, na etapa derradeira da deslocação oficial, volta, pela manhã, à Cidade Alta para se despedir de José Eduardo dos Santos e depois visita a cidade do Kilamba.
Nesta visita oficial a Angola, o Presidente Teodoro Obiang faz-se acompanhar de dois ministros de Estado, um que é o encarregado das missões, e outro, responsável pelo sector da Agricultura e Bosques.

Da delegação do Presidente da Guiné Equatorial fazem também parte assessores e jornalistas.

 

Kumuênho da Rosa

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Francisco Bernardo

 

DEIXE UMA RESPOSTA