Ler Agora:
Standard & Poor’s rebaixa nota da Bélgica
Artigo completo 2 minutos de leitura

Standard & Poor’s rebaixa nota da Bélgica

Yves Leterme, primeiro ministro belga, quer um acordo sobre o orçamento de 2012 em 48h.

A agência de cotação de risco Standard & Poor’s rebaixou nesta sexta-feira a nota da Bélgica de “AA+” para “AA”, com perspectiva negativa. a decisão reforça o risco do país, já muito endividado, de ter que intervir em seu sistema financeiro.

Em resposta, o primeiro-ministro belga, Yves Leterme, pediu que um acordo sobre o orçamento de 2012 seja concluído antes de segunda-feira. Para seu ministro das Finanças, Didier Reynders, a nota belga é ainda uma das mais sólidas da Europa e o rebaixamento se deve a falta de confiança dos investidores internacionais.

A Bélgica precisa de 11,3 bilhões de euros para reduzir seu déficit a menos de 3% do PIB em 2012, de acordo com as exigências da União Europeia. A Comissão Europeia irá multar o país no valor de 700 milhões de euros se um orçamento mais enxuto não for apresentando até a primeira quinzena de dezembro. Já a agência de cotação Moody’s acenou com a possibilidade de também reduzir a nota belga.

Um conflito que opõem a comunidade francófona e a flamenga, deixa o país há mais de 500 dias sem governo em exercício. A crise política prejudica sua imagem diante de investidores internacionais e vem bloqueando o fechamento do novo orçamento.

 

Luiza Duarte

Fonte: RFI

Foto: © Reuters

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »