Ler Agora:
Solicitado apoio para combater o crime
Artigo completo 3 minutos de leitura

Solicitado apoio para combater o crime

Os representantes da Autoridade Tradicional escutam com atenção o pedido de colaboração do comandante provincial da Polícia

O Comando Provincial do Kuando-Kubango da Polícia Nacional fez um apelo às autoridades tradicionais do município de Menongue no sentido de colaborarem com a corporação no combate ao crime nas suas comunidades.
O apelo foi feito num encontro que juntou, recentemente, o comissário Tomé Laureano Neto, comandante provincial, e 45 representantes da autoridade tradicional.
O oficial superior disse que a Polícia vai instalar postos policiais em todos os bairros da cidade de Menongue, para combater a prática de se fazer justiça por mãos próprias. Numa primeira fase, os postos vão funcionar em tendas e casas de adobe ou de pau-a-pique, para facilitar a sua rápida implantação.
“Pedimos aos nossos mais velhos a total colaboração na edificação dos postos policiais. Se, porventura, alguém no seu bairro tiver um lugar disponível, deve comunicar-nos para levarmos os nossos efectivos ao local e fazer com que as nossas famílias vivam em segurança”, disse o comandante.
Tomé Neto esclareceu que os postos, embora de construção precária, vão ser permanentes. “Precisamos agir com celeridade, até porque a quadra festiva está à porta e devemos redobrar os esforços para prevenir actos delituosos, tendo em atenção os excessos que se cometem neste período”, referiu.
O comandante da Polícia Nacional disse que os encontros com as autoridades tradicionais e líderes comunitários são extensivos a todos os bairros do município de Menongue. “Constatamos que os bairros servem de refúgio aos meliantes, quando perseguidos pela Polícia”, afirmou.
O regedor adjunto do município de Menongue, Paulo Dala, elogiou o novo modo de agir da Polícia Nacional e reafirmou “total apoio” à iniciativa para se pôr cobro às acções dos meliantes que “proliferam na generalidade dos bairros”.

Paulo Dala disse acreditar que “esta política pode contribuir para a redução dos crimes”.
O Comando Provincial do Kuando-Kubango da Polícia Nacional registou, na última semana, no município de Menongue, um total de 19 crimes de natureza diversa, que resultaram na detenção de 22 pessoas. No mesmo período foram registados dez acidentes de viação, que provocaram a morte de seis pessoas, 15 feridos e danos materiais avultados.

Nicolau Vasco | Menongue

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Nicolau Vasco

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »