Ler Agora:
Sobem pedidos de novos cartões
Artigo completo 4 minutos de leitura

Sobem pedidos de novos cartões

Suzana Inglês visitou as vários postos de registo espalhados pela capital para verificar os constrangimentos no trabalho das brigadas Fotografia: Domingos Cadência

A presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Susana Inglês, informou ontem, em Luanda, que tem havido nos últimos dias excessivas avarias nas impressoras denominadas “zebras”, devido ao facto da maior parte da população estar a pedir a emissão da segunda via dos cartões eleitorais.
Susana Inglês falava durante uma visita para supervisionar, auscultar e constatar a funcionalidade das comissões municipais eleitorais e assegurou que o andamento do processo de actualização do registo eleitoral está em bom ritmo. “Há um esforço muito grande no sentido de envolver o maior número de eleitores”, reconheceu.
A CNE, disse, está a supervisionar as comissões municipais eleitorais nos municípios do Kilamba Kiaxi, Viana e Cacuaco.
Lembrou que o Ministério da Administração do Território produziu um documento sobre a localização das assembleias de voto, para se saber que instalações definitivas existem e qualk é o seu estado de conservação. A ideia, disse, é termos tudo em ordem quando chegar a hora do exercício do voto.

Ausência de fiscais
Susana Inglês lamentou o facto de no Kilamba Kiaxi, Viana e Cacuaco, os três municípios visitados, ter sentido a ausência dos fiscais dos partidos políticos. “Os fiscais eleitorais não aparecem para realizar o seu trabalho”, afirmou. No processo de supervisão e superintendência do registo eleitoral os partidos políticos jogam um “papel fundamental”, lembrou Susana Inglês. O trabalho dos fiscais visa a verificação do processo de registo eleitoral, para que esteja conformado com a lei. “Verificamos a ausência de fiscais, mas depois vamos ouvir queixas infundadas por parte de vários partidos políticos sobre alegadas irregularidades no processo”, sublinhou Susana Inglês.

Mobilização de cidadãos
Milhares de cidadãos, entre futebolistas, músicos e grupos carnavalescos mobilizaram-se ontem, em Luanda, para o registo e reconfirmação de dados do cartão eleitoral, no campo Polivalente do bairro Palanca, município do Kilamba Kiaxi.  A intenção da organização foi registar pelo menos dez mil eleitores. A directora provincial do Registo Eleitoral, Maria do Céu, pediu aos cidadãos que completam 18 anos para se registarem e contribuírem para a sensibilização dos futuros eleitores. “Vamos todos cumprir o nosso dever de cidadania para no próximo ano podermos escolher os dirigentes da Nação” afirmou. Os Irmão Almeida, Ary, C4 Pedro, Zona 5, Big Nelo, Titica, Lambas e grupos carnavalesco de Luanda foram os primeiros a actualizar os dados dos cartões eleitorais, como forma de incentivar os habitantes do bairro Palanca a participarem activamente no processo de registo.

Registo na Chibia
No município da Chibia foram registados 36.050 cidadãos desde o início do processo, a 29 de Julho último, informou ontem, à Angop, o responsável pela estatística da repartição de registos local, Joaquim Moambo Almeida.Deste número, esclareceu, 3.773 efectuaram o seu registo pela primeira vez, ao passo que os restantes actualizaram e escolheram os locais onde pretendem votar nas próximas eleições. As três brigadas existentes no município estão a realizar um trabalho satisfatório, uma vez que, sublinhou, em média são efectuados diariamente 30 novos registos e 300 actualizações.
Informou que as autoridades locais têm como meta registar 79 mil eleitores, número que vai ser possível alcançar, apesar de estar cada vez mais próximo o fim da primeira fase do processo.
Moambo de Almeida exortou as entidades religiosas, autoridades tradicionais e outros actores sociais a continuarem a sensibilizar os munícipes, no sentido de aderirem aos postos de registo, enquanto não se verificam grandes enchentes nas brigadas.

 

Fonte: JA

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »