Selecções Africanas garantem preliminar

Namíbia deu um passo importante ao vencer o Djibuti fora de casa. Fotografia: AFP

Namíbia deu um passo importante ao vencer o Djibuti fora de casa. Fotografia: AFP
Namíbia, RDC, Quénia e Congo, têm todas as condições criadas para assegurar hoje, nos jogos da segunda-mão, a passagem à fase de grupos da qualificação ao Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, face aos resultados obtidos nas partidas de ida. Os namibianos foram na sexta-feira ao Djibuti vencer os locais por expressivos 4-0. Já a RDC, com Joseph Mputo Mabi reintegrado e em grande forma, bateu, no mesmo dia, a Swazilândia, em casa desta, por 3-1.

O Quénia foi às Ilhas Seycheles e voltou de lá com uma vitória de 3-0. S. Tomé e Príncipe, que, tal como os swazis, participa pela primeira vez nas eliminatória para um Campeonato do Mundo, foram incapazes de travar o Congo, com quem perderam em casa por 5-0. Moçambique venceu pela margem mínima, 1-0, nas Comores, mas tem tudo para confirmar hoje, no estádio do Zimpeto, a sua qualificação. Ademais, o combinado moçambicano venceu os últimos três desafios com os insulares.

Na última recepção àquela equipa, em Outubro último, no estádio da Machava, em partida pontuável para a fase de grupos do CAN’2012, venceu por 3-0, resultado que, mesmo assim, não contou para o seu apuramento para a prova a organizar pelo Gabão e Guiné Equatorial. Os 11 jogos da primeira-mão, disputados no fim-de-semana, terminaram com oito vitórias e três empates. As partidas de hoje vão assim determinar as 11 equipas que se juntam, na fase de grupos, em Junho, à Libéria, que aproveita a desistência das ilhas Maurícias por problemas financeiros.

Um total de 28 melhores equipas africanas, incluindo Angola, qualificaram-se para a próxima volta qualificativa, a decorrer de Junho a Novembro de 2013, e que agrupa 40 equipas repartidas em 10 grupos de quatro equipas cada. Os vencedores de cada grupo acedem à terceira volta, onde eles vão disputar dois jogos (primeira e segunda mãos) qualificativos, no termo dos quais, os cinco países vencedores vão representar África no Mundial de 2014.

Fonte: JD

DEIXE UMA RESPOSTA