Samanguana está inquieto com as músicas feitas hoje

Samanguana demonstrando todo o seu talento em palco no seu estilo particular
Samanguana demonstrando todo o seu talento em palco no seu estilo particular

O músico Samanguana está preocupado com o estado actual que a música angolana, “descaracterizada devido à influência cultural europeia e americana”.
Para o artista, essas influências são mais visíveis na nova geração. Convidado especial da 16ª edição do concurso de Musica Popular Angolana “Variante 2011”, realizado no Caxito, o músico disse que os artistas angolanos têm de começar a trabalhar afincadamente com os dirigentes culturais, para em conjunto ser feita uma análise profunda do actual estado da música.
Quanto aos concorrentes do “Variante”, o artista disse que mostraram a verdadeira cultura musical angolana e devem continuar por este caminho. “Gostei muito dos concorrentes, pela melodia e o ritmo das suas músicas, por mostrarem a cultura de Angola. Escutamos temas tradicionais e modernos, mas as actuações desta edição do concurso são partes da cultura de cada província”, explicou.
Samanguana defendeu mais incentivos financeiros aos músicos, para poderem mostrar a cultura angolana. Em relação a um futuro disco, Samanguana informou que recebeu uma proposta da UNESCO para produzir um disco cantado em línguas nacionais. Explicou que está a reunir as condições para o projecto ser lançado no próximo ano.

Alfredo Ferreira | Caxito

Fonte: Jornal de Angola

 

DEIXE UMA RESPOSTA