Presidente da República analisa funcionamento da igreja com delegação da CEAST

Presidente José Eduardo dos Santos recebe delegação da CEAST.
Presidente José Eduardo dos Santos recebe delegação da CEAST.

Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, abordou hoje, terça-feira, em Luanda, questões referentes à vida da Igreja Católica, num encontro mantido com uma delegação da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

Em declarações a jornalistas, o vice-presidente da CEAST, dom Filomeno Vieira Dias, disse que igualmente se abordou, no encontro ocorrido no Palácio Presidencial à “Cidade Alta”, aquilo que “nós sentimos sobre o estado da Nação”.
“Foi um encontro bastante bom, (…) bastante positivo, encontramos da parte do senhor Presidente”, asseverou o responsável religioso, “um espírito de grande escuta e também de disposição e de encontro com aquilo que nós trouxemos”.
Falou-se sobretudo sobre os domínios que são comuns e tradicionais da presença da igreja na sociedade.
Referia-se à questão da educação onde a igreja tem uma participação elevada no país e os domínios da saúde e assistência social, sobretudo na promoção da mulher e na protecção da infância, entre outros.
Estes domínios foram aflorados e “encontramos do senhor Presidente da República toda aquela disponibilidade por parte do Governo em continuar a colaborar com a igreja nestes sectores para o bem-estar das nossas populações e para o maior desenvolvimento da nossa sociedade, assim como para  o encurtar das assimetrias entre as grandes cidades e os centros mais recônditos do país e certas regiões que estão mais desenvolvidas que outras”.
Dom Filomeno Vieira Dias disse que é um esforço comum para o combate à pobreza, à fome “em que sentimos verdadeiramente parte do esforço geral que o Estado faz”.
“Nós saímos deste encontro que foi bom, por isso as nossas relações não podem ser diferentes”, acrescentou quando se referia ao relacionamento entre o Estado e a Igreja.
Fonte: Angop
Foto: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA