Presidente da Assembleia Nacional rende homenagem ao Herói Nacional cubano

Presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, deposita coroa de flores no monumeto à José Marti (Cuba).
Presidente da Assembleia Nacional, Paulo Kassoma, deposita coroa de flores no monumeto à José Marti (Cuba).

Havana (Dos enviados especiais) – O presidente da Assembleia Nacional de Angola, António Paulo Kassoma, rendeu, sábado, homenagem ao Herói Nacional Cubano, José Martí, ao depositar uma coroa de flores no monumento erguido em sua memória na Praça da Revolução, em Havana.

A cerimónia insere-se no programa de visita que o presidente do Parlamento angolano efectua a Cuba desde quinta-feira.
Acompanhado por entidade cubanas, Paulo Kassoma depositou a coroa de flores no monumento de um dos  mais emblemáticos filhos da pátria de Fidel Castro.
José Julián Martí Pérez, nascido em Havana, a 28 de Janeiro de 1853,  foi um político liberal, pensador, jornalista, filósofo, poeta e  fundador do Partido Revolucionário de Cuba, que criou as bases para luta contra o colonizador espanhol.
A sua visão política priorizava a unidade de todos os cubanos e o projecto cívico da República após  a derrota do domínio colonial espanhol.
São unânimes as informações sobre a sua capacidade de trabalho, o que lhe valeu o reconhecimento de todos os seus compatriotas.
Morreu em 19 de Maio de 1895 numa emboscada montada pelas tropas coloniais espanholas em Palma Soriano, tendo sido atingido com três disparos.
Os seus restos mortais repousam no Cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago, Cuba.
Internacionalmente reconhecido pelas suas inúmeras qualidades, possui monumentos em vários países do mundo como na Argentina, Florida e Nova Iorque, nos EUA, México, Itália, entre outros.

 

Fonte: Angop

Foto: Angop

 

DEIXE UMA RESPOSTA