Ler Agora:
Prémio Sakharov, para protagonistas da Primavera Árabe
Artigo completo 2 minutos de leitura

Prémio Sakharov, para protagonistas da Primavera Árabe

Primavera Árabe

O Parlamento Europeu atribuiu quinta-feira o Prémio Sakharov para a liberdade de pensamento a cinco protagonistas do movimento da Primavera Árabe.

Os laureados são o manifestante tunisino Mohamed Bouazizi que será homenageado a título póstumo -, a activista egípcia Asmaa Mahfouz, o dissidente líbio Ahmed al-Zubair Ahmed al-Sanusi, o advogado sírio Razan Zeitouneh e o caricaturista sírio Ali Farzat. Mohamed Bouazizi, que se imolou pelo fogo no dia 17 de Dezembro de 2010 na localidade de Sidi Bouzid, morreu duas semanas mais tarde. O seu gesto desesperado que revelou que o povo tunisino estava no limite das suas capacidades de sobrevivência desencadeou um movimento popular nacional que levou à queda do regime do ditador Ben Ali. Asmaa Mahfouz é uma das fundadoras do Movimento 6 de Abril que lançou o apelo de reunião na Praça Tahrir, no Cairo, movimento esse que conduziu à queda do regime do ditador egípcio Hosni Mubarak.

Foram igualmente distinguidos Ahmed al-Zubair Ahmed al-Sanusi, de 77 anos, um dissidente líbio que passou 31 anos na prisão por causa das suas actividades de dissidência ao regime do falecido Muammar Khadafi; Razan Zeitouneh, advogado de 34 anos que dirigiu os comités de revolta na Síria e Ali Farzat, um caricaturista de impresa que foi espancado em Agosto último pelas forças de segurança sírias. A decisão de atribuição do prémio a estes protagonistas das revoltas que conduziram à queda de vários ditadores árabes foi tomada por unanimidade pelos presidentes dos grupos políticos. Os prémios serão oficialmente entregues aos laureados numa cerimónia oficial que decorrerá em Dezembro. O Prémio Sakharov que se impôs nos últimos anos como uma espécie de equivalente da UE ao prémio Nobel da Paz recompensa cada ano um defensor dos direitos humanos e da democracia.

 

Fonte: O País

Foto: O País

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »