Pesquisas do MINARS registam altos índices de violência no país

Chefe de departamento de atendimento a primeira infância do Minars, Ana Teresinha

Chefe de departamento de atendimento a primeira infância do Minars, Ana Teresinha
A chefe de departamento de atendimento a primeira infância do Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars), Ana Teresinha, informou quarta-feira, em Luanda, que as pesquisas efectuadas têm demonstrado altos índices de violência no país. Sem avançar números, Ana Teresinha, que falava à Angop durante um encontro que manteve com o Instituto Nacional da Criança para apresentação dos manuais utilizados nas formações sobre “Cuidados e apoio a crianças vítimas de violência”, disse que a situação constitui uma preocupação para o Executivo Angolano.

Segundo a responsável, neste sentido, muitos esforços têm sido envidados por vários actores do Governo, sociedade civil e organizações não-governamentais com o fim de materializar os 11 compromissos com a criança e especificamente o número 8, relativo à prevenção e combate à violência contra os menores. De acordo com a responsável, o compromisso número 8 prevê, dentre outros aspectos, adoptar medidas pertinentes de carácter político, legislativo e educativo, estabelecendo mecanismos de coordenação multi sectorial para prevenir e combater as formas de violência.

Ana Teresinha disse ainda que o 8º compromisso augura também adoptar e implementar a Estratégia Nacional de prevenção e combate à violência contra a criança quanto a negligência, trabalho infantil, tráfico, exploração sexual, abuso, descriminação, violência física e psicologia. Referindo-se particularmente ao encontro, a responsável considerou que as ferramentas apresentadas permitirão maior compreensão sobre o apoio e cuidados a ter com as crianças.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA