Obras de reabilitação da via acabam em Março próximo

Trabalhos estão a decorrer a bom ritmo
Trabalhos estão a decorrer a bom ritmo

A recuperação da estrada que liga a cidade de Ndalatando à sede municipal do Golungo Alto, passando por Cambondo, vai ficar concluída até Março de 2012, informou na segunda-feira o director da empresa encarregue da empreitada, Joaquim Pedro.
Iniciada em Maio de 2008, a empreitada inclui a desmatação das bermas para permitir a terraplenagem e a colocação de asfalto da via, que vai ter duas faixas de rodagem com 4,5 metros de largura cada.
Os trabalhos compreendem ainda a construção e reabilitação de passagens hidráulicas e a instalação de uma ponte metálica de 20 metros de comprimento e nove de largura, sob o rio Lussue.
As obras decorrem em duas etapas, iniciando-se cada uma delas na ponte sobre o rio Luinha e seguindo em direcções opostas, para Ndalatando e Golungo Alto.
Segundo o encarregado da obra, a via sofreu alterações no seu traçado original, num desvio de cerca de três quilómetros, o que permitiu a eliminação de 20 curvas, encurtando-se a actual distância entre as duas localidades de 54 quilómetros para 51. Estas alterações foram, segundo explicou, responsáveis pelos atrasos que se verificam na conclusão da empreitada, juntamente com problemas relacionados com a escassez de recursos financeiros, resultante do abrandamento na atribuição das verbas previstas, em consequência da crise financeira de 2009. “A obra podia ter sido concluída 18 meses após o seu arranque, mas teve um abrandamento em cerca de 70 por cento, por falta de pagamentos”, admitiu o responsável da obra.
Desde o arranque dos trabalhos, foram desmatados e terraplanados cerca de 50 quilómetros da via, que já beneficiou das camadas de sub-base e base impregnada com material oleoso, aguardando apenas a colocação do tapete asfáltico sobre a camada de desgaste, e a recuperação de 70 aquedutos.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA