Novos projectos sociais reduzem as assimetrias

Bornito de Sousa anuncia programas
Bornito de Sousa anuncia programas

O ministro da Administração do Território garantiu, no município do Cuimba, que a concretização de projectos de impacto social nas províncias do Zaire, do Uíge e nas do Leste são primeiras  prioridades do Executivo.
Borntio de Sousa, que falava num encontro com membros do Conselho Municipal de Concertação e Auscultação Social, afirmou que o objectivo do Executivo, com a construção daquelas infra-estruturas, é reduzir assimetrias regionais.
“Uma das razões que me trouxe aqui tem a ver com a preocupação do senhor Presidente da República relativamente às províncias do Norte, particularmente do Zaire, parte do Uíge e também as do Leste do país, onde ainda não é notória a construção de infra-estruturas sociais”, disse o ministro.
Bornito de Sousa lembrou que antes das eleições de 2008 o Executivo ergueu infra-estruturas em quase todo o país, mas que o processo não contemplou suficientemente as províncias do Zaire, Uíge e do Leste devido à degradação das vias de acesso.
O ministro referiu que para se fazerem obras de grande impacto, os materiais e equipamentos não podem ser transportados por via aérea, são necessárias estradas reabilitadas ou caminhos-de-ferro. Com a reabilitação das estradas, frisou o ministro, o Executivo tem as atenções viradas para o Norte e Leste do país, com o intuito de minimizar as assimetrias regionais e melhorar, de forma paulatina, as condições de vida das populações.
Além da construção e recuperação de infra-estruturas sociais, lembrou, está igualmente em curso a desminagem no troço rodoviário Nzeto/Caxito, que liga a província do Zaire à capital do país. Bornito de Sousa garantiu que, no quadro do Programa Municipal de Comércio Rural, vão ser recuperadas, nos próximos tempos, as vias secundárias e terciárias que ligam as sedes municipais e comunais.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Rogério Tuti

 

DEIXE UMA RESPOSTA