Nova escola e posto médico para população da comuna

Várias infra-estruturas são construídas
Várias infra-estruturas são construídas

A população da comuna de Calonda, município do Lucapa, província da Lunda-Norte, dispõe de mais uma escola e um posto de saúde, inaugurados no fim-de-semana, no quadro dos esforços das autoridades locais, que visam aproximar os principais serviços básicos da população.
As infra-estruturas, inauguradas pelo director provincial da Comunicação Social, António Mussumar, permitem a inserção de mais crianças no sistema de ensino e melhorar a assistência médica e medicamentosa à população do bairro-10 e arredores do município do Lucapa.
Com a implantação da escola naquela comunidade, totalmente equipada, estima-se que mais de 200 crianças vão ingressar no sistema de ensino, no próximo ano lectivo, da iniciação à quarta classe. O envio de mais professores para a localidade foi defendido pelos responsáveis do sector da Educação.
O posto de saúde do Bairro-10 é composto por uma sala de partos e pré-partos, com duas camas, uma sala de observação e um consultório médico. Segundo o chefe de repartição municipal da Saúde, Silvestre Henriques, a unidade permite que a população deixe de percorrer cerca de 25 quilómetros até ao centro de Calonda, em busca de assistência.
Numa primeira fase, o posto vai funcionar com dois enfermeiros e posteriormente vão ser enviados mais dois técnicos de saúde.
Silvestre Henrique sublinhou a necessidade de existir um médico especializado em medicina geral, para assegurar as consultas em regime ambulatório, e uma ambulância para o transporte de doentes em estado grave, para o hospital municipal.

Isidoro Samutula | Dundo
Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Joaquim Cândido

 

DEIXE UMA RESPOSTA