Músico Dom Caetano anima Noite do Semba

Autor de "Kanjila" canta na na Majocal
Autor de "Kanjila" canta na na Majocal

Dom Caetano anima amanhã, a partir das 22h30, na esplanada Majocal na Ilha de Luanda, mais uma edição do projecto  Noite do Semba, que visa a preservação, divulgação e promoção da música angolana.
Acompanhado pela banda Desdobrável, que faz a sua estreia, Dom Caetano aproveita a oportunidade para apresentar ao vivo alguns temas do seu mais recente disco, “Mateus:7.7”.
Além de músicas do novo disco, vai interpretar temas como “Dyala Dya Hongo”,  “Kanjila”, “Nova Cooperação”, “Sou Angolano”, “Adeus à hora da largada” e “Uejia kussokana”.
Numa noite dedicada ao semba, a banda Desdobrável, constituída por Dioguito, Zé Muleputo, Nelo Socusmo, Victor, Bravo, Josué e Miguel, também vai interpretar alguns temas de compositores angolanos.
“Mateus:7.7” é um disco com 10 canções, sendo seis inéditas e quatro com novos arranjos de semba e rumba.Caetano Domingos António, ou simplesmente Dom Caetano, foi vencedor do Prémio Welwitchia, atribuído pela Rádio Nacional de Angola em 1987, como vocalista dos Jovens do Prenda, com a canção “Nova Cooperação”, e em 1991 ganhou o prémio da União Nacional dos Camponeses de Angola com a canção “O meu chão tem tudo”.
O cantor foi ainda vencedor do primeiro e único Prémio Sonangol da Canção, em 1996, com a música “O pecado carnal”.
Ficou em sétimo lugar, num universo de 10 concorrentes, no primeiro festival da canção política, organizado pela JMPLA, em 1982, na cidade do Huambo. Subiu pela primeira vez ao palco em 1973, no Centro Cultural os Anjos, no Sambizanga, e foi acompanhado pelo Conjunto Astros. Nesse mesmo ano, em companhia de alguns amigos dos bairros Mota e Cabuite, forma o conjunto Os sete amigos.

Ainda em 1973, actuou no Surpresa 73, do Rangel, como baixo. Passou, também, pelos Sete Incríveis, do Sambizanga. Entre 1976 e 1979, como vocalista, actuou no Combo Revolucion, em Havana.
De 1985 a 1996 foi vocalista dos Jovens do Prenda, passando pelo Instrumental 1º de Maio. Actualmente, está ligado à Banda Movimento, pertencente a Rádio Nacional de Angola.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: JA

DEIXE UMA RESPOSTA