Ler Agora:
Músico Bonga vai ao Variante
Artigo completo 2 minutos de leitura

Músico Bonga vai ao Variante

A final da 27ª edição do Festival Nacional da Música Popular Variante, a ter lugar amanhã, às 20h00, no museu da Tentativa, no Caxito, tem como convidados especiais os cantores Bonga e Sam Mangwana.
Segundo o promotor e director artístico do Variante, Adão Filipe, os músicos convidados e os concorrentes vão ser acompanhados pela Banda Jabumba, integrada por mais de 17 artistas, e Dodó Miranda e Kanda são outros convidados do espectáculo. Relativamente à parte técnica, Adão Filipe disse que tudo decorre a bom ritmo, e foi formada uma equipa com cerca de 50 técnicos, responsáveis pela montagem do palco, som e iluminação.
“Os ensaios são diários, realizados no Centro Recreativo e Cultural Jabumba e estão na fase final, pelo que aguardamos apenas a chegada do Bonga, prevista para amanhã”, disse o produtor.
Sobre os prémios, Adão Filipe adiantou que o primeiro classificado vai receber dez mil dólares e um prémio adicional de 20 mil para gravar um disco. O segundo tem direito a cinco mil e o terceiro a três mil dólares.
A província do Bengo, na qualidade de anfitrião, vai ser representado por dois candidatos, enquanto as restantes 17 províncias podem ter apenas um concorrente. O cantor Kim Pátria representa a província da Huíla, em substituição de Gil Malenga, que faleceu em Abril último, por doença.

Cantores do Bengo estão empenhados

Os candidatos do Bengo estão confiantes na conquista de um bom lugar. Gui Manuel, do município do Dande, concorre com a música “Coração dói” e disse que tem vindo a trabalhar para que possa representar condignamente a província. Está a fazer tudo para que o prémio fique em casa, garantiu.
O Duo Twana Pango, do município do Pango Aluquém, também quer entrar na disputa do primeiro lugar e tem condições para conquistar o público e o júri.Organizado pelo Ministério da Cultura, o Festival Nacional de Música Popular Variante foi instituído em 1984, com o objectivo de descobrir novos valores. Entre os vencedores, constam Mito Gaspar, Solange Nery e o Trio Vikeia. A dupla Carlos Almeida e Lili Vasconcelos, da província Huambo, venceu a última edição do Variante, em 2010, realizada em Menongue, capital do Kundo-Kubango.

 

Roque Silva

Fonte: Jornal de Angola

Foto: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »