Ministros da SADC analisam funcionamento do secretariado

Presidente do Conselho de Ministros da SADC, Ana Dias Lourenço
Presidente do Conselho de Ministros da SADC, Ana Dias Lourenço

Luanda – A ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço, informou hoje (quinta-feira), em Luanda, que a reunião extraordinária do Conselho de Ministros da SADC, que a capital angolana acolhe, está apreciar os progressos registados no tratamento de questões relacionadas com a organização e funcionamento do secretariado da organização.

Ao falar na abertura da reunião extraordinária de ministros, na qualidade de presidente do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), sublinhou que estes aspectos visam o reforço da capacidade institucional, a avaliação do desempenho dos funcionários e a implementação de medidas administrativas gerais.

Referiu que essas medidas visam tornar a organização mais eficiente, face aos desafios que se colocam no aprofundamento do processo de integração económica regional.

Disse que a par destas questões, a reunião extraordinária de ministros da SADC tem na sua agenda a análise da proposta de estratégia para a redução gradual da dependência da região aos financiamentos externos.

Adicionalmente, prosseguiu a presidente do Conselho de Ministros da SADC, vamos avaliar o processo que nos levará a revisão intercalar do Programa Indicativo de Desenvolvimento Regional.

“Espero que a este respeito os membros do conselho tomem as melhores decisões, a fim de facilitarem o trabalho do secretariado executivo neste domínio”, frisou.

Destacou o facto do processo para a revisão intercalar do Programa Indicativo de Desenvolvimento Regional ser um exercício muito importante, porquanto trará como sequência a redefinição das prioridades dos programas e projectos, rumo a uma integração mais profunda, equitativa e sustentável.

A reunião de ministros foi antecedida por uma reunião de peritos que durou seis dias, visando preparar cuidadosamente os documentos a serem analisados pelos governantes da SADC.

Angola assumiu a presidência rotativa da SADC no decurso da XXXI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada, em Luanda, nos dias 17 e 18 de Agosto deste ano.

Relativamente à integração regional, a Cimeira dos Chefes de Estado instruiu o grupo de trabalho ministerial sobre a integração económica regional no sentido de se envolver em discussões estratégicas no contexto da revisão do Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional, para identificar e definir as prioridades, a fim de reforçar a integração regional.

Fonte: Angop

Foto: Angop

 

DEIXE UMA RESPOSTA