Militantes bloqueiam passagem de trem com detritos nucleares na Alemanha

Militantes bloquem a passagem do trem com detritos nucleares na Alemanha.
Militantes bloquem a passagem do trem com detritos nucleares na Alemanha.

Milhares de manifestantes ecologistas se mobilizam nesta sexta-feira, 25 de novembro, contra o comboio ferroviário que deve transportar detritos nucleares entre a França e a Alemanha. Os 11 vagões devem chegar nesse fim de semana no depósito de Gorleben, no norte do país.

O trem deixou a cidade de Valognes, no oeste da França, na quarta-feira, um dia antes do previsto, para evitar os protestos, mas alguns incidentes foram registrados no local. A locomotiva é acompanhada por um esquema de segurança ao longo de todo o trajeto.

Desde quarta-feira os manifestantes se mobilizam para impedir a chegada do trem na Alemanha. Cerca de 3 mil militantes já aguardam a chegada da locomotiva na cidade de alemã de Metzingen, na região onde os detritos nucleares, que foram tratados na França, devem ser estocados. Mais de 150 ônibus vindos de todo o país também são esperados para uma manifestação prevista para este sábado. Quase 20 mil policiais foram mobilizados para tentar conter os manifestantes.

No ano passado, na mesma época, quase 50 mil militantes organizaram uma operação similar. Os ecologistas se acorrentaram aos trilhos para evitar a passagem o trem. O comboio levou 92 horas para chegar ao destino (24 horas a mais que o previsto).

 

Fonte: RFI

Foto: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA