Manuel Vicente deverá continuar na presidência da Sonangol

Manuel Vicente deverá continuar na presidência da Sonangol
Manuel Vicente deverá continuar na presidência da Sonangol

O anúncio da possível saída de Manuel Vicente da presidência do conselho de administração da Sonangol gerou especulações, receios e expectativas em relação ao futuro da companhia petrolífera angolana.

O certo é que o mês de Novembro encaminha-se para o fim e nada se diz em relação à mudança de percurso de um dos homens mais poderosos do país.

Agora a dúvida toma conta dos ciclos de opinião. O Panguinho de Oliveira conversou a este respeito  com o jornalista Miguel Gomes do “Novo Jornal” e com o técnico de petróleos Peter Almeida.

Para Miguel Gomes a saída de Manuel Vicente da Sonangol parece neste momento menos provável salientando que o  momento político aponta em contrário.

Quanto às razões que o levaram há alguns meses a anunciá-la Miguel Gomes afirmou  à VOA que se tratou eventualmente de uma tentativa de ver como é que as pessoas reagiam no seio do MPLA, ou então de uma mera precipitação da parte do homem forte da Sonangol.

Por seu lado, Peter Almeida afirmou-nos que não acredita numa saída de Manuel Vicente para uma “reforma dourada” visto dispor de um grande capital técnico e de ter grangeado o respeito da sociedade angolana.

Segundo ele, o anúncio da sua possivel saída com om objectivo de mais altos voos politicos não foi especialmente bem recebida no seio do MPLA.

Almeida salienta a esse respeito a declaração do porta-voz do MPLA, Rui Falcão, de que Vicente não passava de “um militante como os outros”.

 

Por Panguinho de Oliveira | Luanda

Fonte: VOA

Foto: VOA

DEIXE UMA RESPOSTA