Manifestações em Abidjan apoiam Gbagbo

Manifestantes condicionam participação na reconciliação à liberdade de Laurent Gbagbo
Manifestantes condicionam participação na reconciliação à liberdade de Laurent Gbagbo

Os apoiantes de Laurent Gbagbo organizaram no domingo um comício em Abidjan e exigiram a libertação do antigo presidente da Costa do Marfim, que está em prisão domiciliária desde a sua detenção no mês de Abril.
Os apoiantes de Laurent Gbagbo condicionam a sua participação no processo de reconciliação e nas próximas legislativas à sua libertação. “Sem Gbagbo, a reconciliação é impensável. Libertem Gbagbo e os outros réus”, afirmou durante o comício um responsável da Frente Popular Ivoiriense, partido do ex-presidente Laurent Gbagbo.
O actual presidente, Alassane Ouattara, lamentou a rejeição da Frente Popular Ivoiriense de participar nas eleições legislativas previstas para 11 de Dezembro.
“Apenas posso deplorá-lo. Fizemos todos os esforços. Tentámos responder a algumas preocupações da Frente Popular Ivoiriense”, disse Alassane Ouattara, que acrescentou: Não desespero. Talvez tenhamos boas surpresas.”
A crise política no país começou depois de Laurent Gbagbo rejeitar a vitória do seu opositor, Alassane Ouattara, nas eleições presidenciais do ano passado. O país mergulhou numa guerra civil que culminou com a detenção de Laurent Gbagbo, da sua esposa e dos seus colaboradores mais próximos.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

 

DEIXE UMA RESPOSTA