Mais de 40 países confirmam presença na São Silvestre de 2012

Mota Gomes
Mota Gomes

Mais de 40 países confirmam presença na São Silvestre, corrida pedestre de fim de ano, quando faltam sessenta e três dias para soar o tiro de largada.

A organização da prova garante que nos próximos dias a cifra pode aumentar, por estar haver muito interesse de outros países e em estar presente emAngola em Dezembro.

Para evitar a desorganização dos anos anteriores, a Federação Angolana de Atletismo (FAA) apresentou mais cedo a edição de 2012 e fez com que os atletas estrangeiros se inscrevessem atempadamente.

O secretário-geral da FAA, Mota Gomes, diz que, na próxima terça-feira, a federação vai dar uma conferência de imprensa para esclarecer como vão os preparativos. O responsável adianta que, para além de outros esclarecimentos, vão divulgar os países que participam na prova e os respectivos atletas.

O secretário-geral avança que a corrida pedestre de fim de ano conta com fundistas da alta roda do atletismo mundial. Mota Gomes diz que com a antecipação da corrida, aumentou a aderência entre os fundistas nacionais e estrangeiros.O responsável da FAA adianta que as inscrições para os corredores estrangeiros terminam no próximo mês.

Segundo o secretário-geral, o nível de inscrições tem sido satisfatório.

Mota Gomes diz que o primeiro classificado da São Silvestre embolsa 15 mil dólares norte americanos.

O segundo classificado recebe da organização 10 mil, ao passo que o terceiro fica levar para casa sete mil.

O secretário-geral diz que o atleta que bater o record da prova, cujo detentor é o etiope Haile Gebrsalassie com 28 minutos e quatro segundos leva também mil dólares.

A organização vai premear também atletas do 10º ao 15º lugares, com valores de mil e500 dólares cada um.

A organização obriga que os fundistas participem, pelo facto de terem reduzido o percurso da prova de 15 para dez quilómetros. O Meeting vai ser disputado em ambos os sexos nos 1500 metros, 3000 mil metros e 5000 mil metros em masculinos respectivamente.

PRÉMIO BAGO VERMELHO

A província do Uíge realiza no próximo sábado o Prémio Provincial de Atletismo Bago Vermelho em ambos os sexos.

A prova enquadra-se no calendário de actividades do órgão reitor da modalidade em Angola e visa dar maior rodagem competitiva aos atletas nacionais no dia 31 de Dezembro.

Com este prémio na cidade do Uíge, os clubes locais pretendem atrair mais praticantes para a prática da modalidade, uma vez que nos próximos anos a província pretende dar cartas ao atletismo nacional e internacional.

O certame conta com a participação de várias equipas, o 1º de Agosto , o Ara da Gabela, O interclube, Progresso do Sambizanga, e atletas não federados.

A prova conta com o apoio do governo provincial daquela território além de outros parceiros sociais.

 

Fonte: O País

Foto: O País

DEIXE UMA RESPOSTA