Literatura em debate na Semana do Atelier

A literatura foi o foco de debates no terceiro dia da segunda edição da Semana do Atelier Monumental, aberta esta segunda-feira, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda.

Para este dia, a organização do evento colocou à mesa o tema “Movimentos Ideo-estéticos na Literatura Angolana”, um assunto apresentado pelo secretário para as Actividades Culturais da União dos Escritores Angolanos (UEA), Abreu Paxi. Tópicos como o realismo e o impressionismo, elementos fundamentais nos movimentos estéticos foram o cerne das discussões no auditório, composto principalmente por artistas, investigadores e estudantes universitários.

A complexidade que encerra a presente edição da Semana do Atelier Monumental levou a organização do certame a colocar em debate um tema por dia, num universo de seis disciplinas de carácter artístico. Estão reservados também para os próximos três dias da semana temas como “A Trova e o Estado da Poesia”, “Artes Plásticas”, assim como “O Teatro”.

A Semana do Atelier Monumental surge com vista a dar corpo às acções que, pela sua dinâmica cultural, possam dar maior estímulo aos artistas, visando sobretudo uma maior divulgação, valorização e desenvolvimento dos pólos artísticos através das suas distintas disciplinas. Desde 2010, ano da sua criação, a Semana do Atelier Monumental pretende, de igual modo, responder à necessidade do intenso e reiterado debate à volta das artes, dos caminhos percorridos e a percorrer, elegendo como principal incidência a componente pedagógica e o ensaio crítico-analítico.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA