Libolo é a quarta equipa a conquistar a Supertaça

O Recreativo do Libolo é desde sexta-feira a quarta equipa a conquistar uma Supertaça sénior masculina de basquetebol, em 19 anos de disputa do referido troféu, organizado pela Federação Angolana da modalidade, FAB.
Instituída como Supertaça “Wlademiro Romero” desde o longínquo ano de 2000, em homenagem à figura do antigo técnico do Petro de Luanda e da Selecção Nacional, a Taça tem nos militares do Rio Seco os maiores vencedores, com dez títulos.
Fundado em 1945, 66 anos, os libolenses, clube com cinco modalidades (futebol, basquetebol, karate-dó, xadrez e atletismo), ergueram, pela primeira vez no seu historial, a competição que abre a temporada basquetebolista nacional.
Desfalcada com a saída de jogadores fulcrais (mais de seis) e que emprestavam outra qualidade de jogo e maior poderio competitivo à equipa, a formação da vila de Calulo, orientada por Raul Duarte, soube dar resposta diante do campeão nacional, vergando-o em pleno Planalto Central, por 67-63, depois dos pupilos de Alberto Babo terem estado a ganhar por oito pontos a quatro minutos do final do encontro.
Vladimir Ricardino, extremo vindo do 1º de Agosto a custo zero, foi o melhor cestinha da partida, com 23 pontos.
Os militares do Rio Seco, novamente às ordens do luso-guineense Mário Palma, depois de ter estado à frente dos destinos do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, de 1998 a 2005, juntam ao estatuto de maiores triunfadores o registo de serem os únicos a ganhar seis vezes consecutivas o troféu: 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005.
A primeira equipa a ganhar a Taça foi o Petro de Luanda, em 1993. De lá para cá, desde o fatídico acidente que vitimou o seu treinador, Wlademiro Romero, os tricolores só venceram por uma vez a competição.

Em 2006, Alberto de Carvalho “Ginguba” venceu pela última vez. O Atlético Sport Aviação “ASA” também consta da restrita lista de vencedores com três taças – 1997, 98 e 99.

Anaximandro Mangalhães

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

 

DEIXE UMA RESPOSTA