Governador provincial de Benguela assegura o apoio ao comércio rural

Comuna do Chingongo conta com um novo sistema de captação e bombagem de água
Comuna do Chingongo conta com um novo sistema de captação e bombagem de água

O governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, anunciou a criação em breve do programa de promoção do comércio rural, com o objectivo de facilitar a actividade no campo e desenvolver o meio rural.
O anúncio de Armando da Cruz Neto foi feito na comuna do Chingongo, município do Balombo, onde decorreu o acto central provincial do 36º aniversário da Independência Nacional.
O governador garantiu que em breve vão ser disponibilizados créditos aos comerciantes do meio rural interessados em investir nesse ramo da actividade económica. Numa primeira fase, o dinheiro vai ser investido na construção ou reabilitação das lojas, aquisição de viaturas para o transporte de mercadoria de e para o campo.
“Esta é uma grande oportunidade para os comerciantes do Chingongo, desde que apresentem as suas candidaturas à administração municipal para poderem exercer a sua actividade”, salientou o governador.
Para que o programa atinja os objectivos preconizados, o governador apelou aos camponeses e comerciantes à união por esta causa.
Armando da Cruz Neto referiu também os investimentos previstos para os sectores da saúde, educação e energia e águas, que em breve vão ser equipados com meios modernos. O projecto vai abranger todos os municípios e comunas da província de Benguela, para melhorar a qualidade de vida da população.
O responsável salientou que as obras e os meios técnicos que o governo está a empregar no Chingongo e noutras localidades da província estão destinadas a atender as necessidades da população, sem excepção.

 “É preciso preservar a paz que foi conquistada com muito sacrifício. Temos que proteger todas as obras que estão a ser erguidas com o dinheiro do Estado angolano”, concluiu, o governador provincial.

Empreendimento social no Chingongo

O governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, inaugurou esta semana, no âmbito do Programa Integrado Municipal de Desenvolvimento Rural e Combate à Fome e à Pobreza, um chafariz na povoação de Amenla, comuna do Chingongo, para que a população local possa beneficiar de abastecimento regular de água.
Armando da Cruz Neto procedeu também à entrega simbólica de gado de tracção, charruas, sementes agrícolas, um tractor e respectivas alfaias aos camponeses locais.
A juventude do município do Balombo recebeu uma aparelhagem de som, para a realização de espectáculos culturais.
O administrador municipal, Júlio da Silva Kwanza Santos, disse que os inputs agrícolas doados vão contribuir para o aumento da produção nas próximas campanhas agrícolas, previsto para o próximo ano.
O governador anunciou a reabilitação das vias rodoviárias entre a sede do município e as comunas, numa primeira fase, e posterior      mente as que dão acesso às comunas, aldeias e povoações mais recônditas, para facilitar a circulação de pessoas e bens.
Para o próximo ano, está previsto a construção de residências para técnicos nas comunas de Chingongo, Chindumbo e Maka-Mombolo, para que se sinta à vontade.

Jesus Silva| Lobito

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jesus Silva

 

DEIXE UMA RESPOSTA