Executivo assume educação física e desporto como actividades de grande importância social

Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos
Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos

Luanda – O Executivo angolano assume a educação física e o desporto como actividades de grande importância social, cultural e política, na medida em que contribui para promover o espírito de solidariedade, amizade, unidade nacional e da reafirmação da identidade da nação, segundo o Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O pronunciamento ocorreu ao discursar na abertura do primeiro Fórum para a Revitalização da Educação Física e Desporto Escolar, a decorrer de hoje (quinta-feira) até ao dia 26 do corrente, na capital angolana.

Segundo Fernando da Piedade Dias dos Santos, a atenção especial dedicada ao desporto, pelo Executivo, tem sido concretizada por acções práticas que visam a consolidação de um sistema desportivo eficiente e auto sustentável.

Fazendo uma resenha histórica de alguns acontecimentos neste domínio, referiu que no ano de 1979 foi aprovado o primeiro Programa de Desenvolvimento Desportivo, que continha as linhas gerais do que se pretendia para a educação física e o desporto em Angola.

Recordou que foram instituída, na altura, as comissões instaladoras das primeiras federações desportivas angolanas, o que permitiu que Angola participasse, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de 1980.

Mencionou igualmente a criação do Instituto Nacional de Educação Física (INEF), primeira instituição especializada pós-independência, que viria, a partir de então, a lançar para o mercado de trabalho professores do ramo com formação média.

Em 1981, acrescentou, com o país a braços com agressãoestrangeira, o Governo angolano assumiu e realizou, com brio, os segundos jogos da África Central.

Para Fernando da Piedade Dias dos Santos estes são alguns dos muitos exemplos que podem ser citados como referências na formulação de um sistema desportivo mais dinâmico e actuante, tendo em conta a sua própria história.

Assistiram a sessão de abertura do evento, os ministros da Educação, Pinda Simão, da Saúde, José Van-dúnem, da Juventude e Desportos, Gonçalves Manduma, e da Família e Promoção da Mulher, Genovena Lino.

O primeiro  Fórum para a Revitalização da Educação Física e Desporto Escolar, vai abordar, até ao sábado, dia 26, temas como “A Importância do profissional da educação física na sociedade”, “Do desporto escolar ao alto rendimento”, “Formação desportiva na academia de futebol de Angola”, “Tendências actuais da formação de treinadores”, “Desporto angolano, renovação e desenvolvimento” e “Critica da razão desportiva” .

Igualmente constam “A importância da educação física para a saúde”, “Jogos africanos da juventude”, “Organização do desporto e desporto escolar”, “Desporto, escola e sociedade: por uma cidadania desportiva”, “Optimização do rendimento desportivo em ambiente educativo”, “Políticas públicas: desporto escolar e Inclusão”, entre outros aspectos.

Ao fórum participam membros do executivo, responsáveis provinciais do desporto, de associações e agremiações desportivas, atletas, entre outros convidados.

Fonte: Angop

Foto: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA