Directores de escolas recebem formação

Melhoria do processo de ensino e aprendizagem está em vista na província da Huíla
Melhoria do processo de ensino e aprendizagem está em vista na província da Huíla

O director provincial da Huíla da Educação, Américo Chicoty, afirmou ontem que cerca de 200 directores estão a aprimorar as técnicas de gestão das unidades de ensino, em seminários de capacitação, promovidos pela direcção provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.
“A gestão das instituições de ensino exige que as equipas de directores tenham competência para liderar os processos de inovação educativa, tendo em conta os desafios da reforma”, afirmou Américo Chicoty, no final de um acto formativo.
Américo Chicoty acrescentou que os directores do ensino primário devem ser capazes de desenvolver um modelo de gestão estratégica, baseado na construção de projectos e avaliação de resultados.
O responsável frisou que a capacitação marca o arranque de um ciclo de formação profissional contínua, para o entendimento das políticas educativas e dos indicadores da planificação das tarefas nas escolas.
O director revelou que a iniciativa é estendida faseadamente a outros municípios da província.Temas como “O perfil e competências do director”, “Modelos de qualidade de gestão escolar e guia da avaliação institucional”, “Planificação estratégica, uma ferramenta de transformação da escola” e “Novas demandas da educação e instituições de ensino” foram abordados no seminário.
A “nova visão para a melhoria da qualidade de gestão pedagógica e a profissionalização de funções”, “Política da inspecção em Angola” e “Planificação e formação de políticas educativas” foram temas igualmente abordados durante o seminário.

 

Domingos Mucuta | Lubango

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Arimateia Baptista | Lubango

DEIXE UMA RESPOSTA