Culinária e ritmos de Angola em Madrid

Embaixador de Angola em Espanha
Embaixador de Angola em Espanha

Uma gala organizada pela Embaixada de Angola no Reino da Espanha para saudar a passagem do 36ºAniversário da Independência de Angola, que se assinalou no dia 11 de Novembro, teve lugar ontem à noite em Madrid.
Apresentada pela conceituada jornalista espanhola Anne Igartiburu Verdes, uma das apresentadoras mais queridas do público espanhol e coadjuvada pelo jornalista angolano Jorge Antunes, a gala foi presenciada por destacadas personalidades da vida política, económica, social, académicos, escritores, artistas e jornalistas espanhóis, corpo diplomático e comunidade angolana radicada em Espanha.
Os convidados do Embaixador de Angola no Reino da Espanha, Victor Lima, tiveram a oportunidade de saborear a gastronomia angolana pela mão do mestre Helt Araújo, que apresentou no menú pratos típicos que evocavam o exotismo da tradição culinária das culturas de Angola, com retoques de sabores lusitanos e mediterrâneos, entre os quais se destacavam, no prato principal, o calúlu de peixe em duas texturas, mufete de chopas desconstruído e muamba de ginguba em confite de galinha. Os presentes saborearam igualmente diversas entradas com realce para os portobelos recheados com quizaka de camarão ao gratin, folhado de menha n’dungu com queijo cabra e legumes de horta e mel de Alfazema, lagosta ao natural da terra, salada de polvo com quiabos de Lubango, salada de choca com pimento de muamba de ginguba e crepes recheados de muamba.  Degustaram de sobremesa bolo de ananás com ginguba, pastéis de mandioca com creme de baunilha, creme de mucúa sobre tulipas, carpaccio de ananás com chá de caxinde, pudim de amendôa e banana pão confitada e trufa de chocolate negro com quitaba.
A desenhadora e estilista Nadir Tati apresentou um desfile onde os seus modelos entrecalaram diversas vestes angolanas, com ênfase para a fantasia, a história e a cultura africana. A criadora é actualmente uma das estilistas mais prometedoras e inovadoras de Angola. As suas colecções têm sido apresentadas em diversos países, nomeadamente Portugal, México, Moçambique, Estados Unidos de América e África do Sul.
Com as suas bailarinas e bailarinos, o grupo musical Sassa Tchokwé, vindo de Luanda, animou os convivas com a apresentação de números do seu repertório, rico em danças e ritmos do seu imaginário étnico e linguístico.
Ao longo da cerimónia foram transmitidas informações que enaltecem as transformações que se registam em Angola, com referência especial para os dados macroeconómicos, processo eleitoral em curso, investimentos nas áreas de reconstrução de infra-estruturas, pontes, estradas, nos sectores chave da educação, saúde, energia e águas, entre outros. Uma exortação especial foi dirigida ao empresariado espanhol para aproveitar as oportunidades de investimento em Angola.
De igual modo, foi evocada a realização do 47º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, a ter lugar em Angola em 2013, e enaltecida a obtenção da corôa de Miss Universo por Leila Lopes, que traduz a beleza da mulher angolana.

No final da gala, os convidados foram agraciados com um DVD intitulado “Angola: Onde o Futuro Se Constrói” produzido pela Embaixada de Angola no Reino da Espanha, onde são retratados aspectos do dinamismo e evolução da realidade económica, politica e social de Angola, muito particularmente do empenho do Executivo angolano em prol do desenvolvimento e da melhoria das condições de vida das populações.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

 

DEIXE UMA RESPOSTA