Ler Agora:
Cineasta Esperança Pascoal ” Pocas ” estreia filme no Festival de Luanda
Artigo completo 3 minutos de leitura

Cineasta Esperança Pascoal ” Pocas ” estreia filme no Festival de Luanda

Cena da película da realizadora angolana "Pocas" que é apresentado no cine Atlântico em Luanda na abertura do Festival de Cinema

O Ministério da Cultura, através do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia (IACAM), realiza de 18 a 24 de Novembro, a IV edição do Festival Internacional de Cinema – FIC Luanda, com o objectivo de promover o Cinema Angolano e Internacional e para troca de experiências com cineastas estrangeiros.
Segundo uma nota de imprensa, o filme “Por Aqui Tudo Bem” da realizadora angolana Esperança Pascoal “Pocas” é exibido, em estreia, na sessão de abertura da IV edição do FIC Luanda, no Cine Atlântico, que conta ainda com outros atractivos culturais, como a exibição do Ballet Nacional de Angola e do Saxofonista Sanguito.
Este ano, e concretizando um dos pilares da direcção do Ministério da Cultura relativamente à formação de quadros, a organização do FIC Luanda vai dar realce a esta vertente, com uma acção prática para a produção de uma Curta-Metragem Nacional.
Para o efeito, os interessados devem, até ao dia 15 deste mês, entregar nas instalações do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisual e Multimédia – IACAM a sua sinopse\guião retratando uma história do quotidiano angolano.
A melhor proposta do FIC Revelação é produzida durante o seminário que é ministrado pela Produtora da Cinemate, Ana Costa, de nacionalidade portuguesa, e é apresentada e premiada no encerramento do IV FIC Luanda, no próximo dia 24 deste mês.
Estão ainda abertas inscrições para o Seminário de Direcção de Actores, a ser ministrado pelo português Mário Grilo, de 18 a 23 de Novembro. As sessões dos filmes em competição vão decorrer no Cine Atlântico, enquanto o Auditório Pepetela, no Instituto Camões, alberga a Mostra de Cinema Afro Ibero Americano e o ciclo de palestras sobre as experiências de produção cinematográfica em Moçambique e nos Estados Unidos, e ainda uma conferência sobre o cinema brasileiro contemporâneo.
Durante o FIC Luanda é rubricado um Protocolo de Parceria entre o Festival Internacional de Cinema – FIC Luanda e o Festival de Cinema de Pernambuco do Brasil, para futuras acções de cooperação e de intercâmbio cultural entre as instituições de ambos os países.

Ao longo da semana do FIC Luanda, vão estar em competição mais de 30 filmes, dos quais oito de produção nacional e 26 estrangeiros. O público interessado pode ainda visitar a Feira do Cinema e Arte, uma exposição dos agentes, produtores e operadores das várias áreas de intervenção na Sétima Arte.
A organização do FIC Luanda informa que a entrada é livre, sendo as sessões de abertura e de encerramento reservadas a convites.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: DR

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »