Aparelhos digitais no registo eleitoral

Campanha de actualização mobiliza a sociedade civil e instituições do Estado para a necessidade de de participar no processo
Campanha de actualização mobiliza a sociedade civil e instituições do Estado para a necessidade de de participar no processo

As brigadas de registo eleitoral no município do Lobito receberam novos aparelhos digitais portáteis que permitem, de forma rápida e autónoma das entidades registadoras, efectuar a reconfirmação em qualquer zona, desde que exista cobertura da rede de telefonia móvel.
Os equipamentos são acoplados em computadores e utilizadas pelas brigadas móveis de registo eleitoral espalhadas pela província de Benguela, através do contacto directo com o servidor.
O chefe da Repartição de Registos da Administração Municipal do Lobito, Paulo Pindrato, disse, na ocasião em que foram entregues os equipamentos, que a reconfirmação do registo eleitoral ganha uma nova dinâmica e chega mais próximo dos eleitores.
Paulo Pindrato garantiu que os novos equipamentos fazem alteração do local de residência e a escolha dos locais de voto. O chefe da Repartição de Registos da Administração Municipal do Lobito garantiu que os brigadistas vão circular nas localidades com maior concentração de cidadãos. A Repartição Municipal de Registo escolheu, para uma primeira fase, os mercados da Canata e do Compão.
O chefe da Repartição de Registos da Administração Municipal do Lobito pediu às autoridades policiais, militares e à população do Lobito para garantirem a protecção e segurança dos brigadistas que vão trabalhar nos locais escolhidos. O administrador adjunto do Lobito, Manuel António Chimbili, considerou que os equipamentos vão tornar mais célere o processo de actualização do registo eleitoral. Exortou os partidos políticos a continuarem a fazer o trabalho de fiscalização para que o calendário que está definido seja cumprido e concluído com sucesso.

Mobilização no Bungo

A coordenadora da comissão de disciplina e auditoria do comité provincial do MPLA no Uíge, Albertina Cuginga Moco Muxindo, apelou, no município do Bungo, aos militantes do partido a afluírem aos postos do registo eleitoral para actualizarem os dados dos seus cartões. Albertina Cugiga Moco Muxindo fez este apelo durante uma assembleia de militantes do MPLA, onde se deslocou para avaliar o trabalho do partido e o processo de actualização do registo eleitoral. Aconselhou os militantes do MPLA a servirem de mobilizadores dos seus familiares, vizinhos e a população em geral.

Campanha em Menongue

João António Lineha, do comité provincial do MPLA do Kuando-Kubango reforçou sábado, em Menongue, o apelo aos cidadãos para efectuarem a reconfirmação do registo eleitoral. Falando durante um acto político de massas no bairro da Pandeira, arredores da cidade de Menongue, João Lineha considerou que todos os militantes, amigos e simpatizantes do partido devem aderir em massa ao processo de actualização do registo eleitoral em curso até Dezembro.
Esclareceu que só efectuando o registo os militantes podem votar e garantir a vitória do partido nas próximas eleições gerais no próximo ano. “É um dever cívico que deve ser considerado prioridade de qualquer cidadão por habilitar a escolherem os governantes”, disse.

 

Jesus Silva |Lobito

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA