Ler Agora:
Abordagens dos técnicos suscitam acesos debates
Artigo completo 3 minutos de leitura

Abordagens dos técnicos suscitam acesos debates

Rui Mingas coordenador da comissão

O coordenador da Comissão para Revitalização do Desporto Escolar, professor Rui Mingas, considera a existência de um movimento desportivo angolano fortemente apoiado pela força da sociedade civil, e enquadrado por estruturas do Estado, como um factor de primordial importância para a afirmação de Angola no quadro das Nações.
A afirmação foi ontem feita pelo docente, durante a apresentação das linhas gerais do I Fórum para a Revitalização da Educação Física e Desporto na Escola, que termina amanhã, em Luanda, na Escola Nacional de Administração.
Rui Mingas disse, por outro lado, que o objectivo deste certame é permitir criar um espaço e tempo de reflexão, onde se vão relatar experiências e comparar pontos de vista, o que, no seu entender, vai permitir ter sempre em mente os esforços de todos aqueles que, no passado recente, deram o seu melhor à causa do desporto angolano.
Manuel Cirilo da Cruz, que dissertou sobre “A importância do profissional de educação física”, disse que a pessoa formada nesta área é deve ser capaz de planear, conduzir e avaliar actividades que promovam a aplicação do acervo motor das crianças e jovens.
“O profissional de educação física tem hoje a responsabilidade de zelar pela vida social e pelo processo de educação complementar da população. Ele faz parte de um grupo que congrega a realização de acções viradas não apenas para a actividade física, mas também para a saúde”, esclareceu o orador.
Este tema, que foi moderado por Pedro Agostinho, mereceu um número considerável de intervenções dos presentes. Ainda ontem, foram discutidos os temas “Do desporto escolar ao alto rendimento”, apresentado por Bernardo Manuel, e “Formação desportiva na Academia de Futebol de Angola”, que esteve a cargo do professor José António Kilamba.
Mereceram igualmente destaque os temas sobre “Tendências actuais da formação de treinadores” (António Rosado), “Desporto angolano renovação e desenvolvimento” (Sousa Santos), enquanto o último tema do dia, “A crítica da razão desportiva”, esteve a cargo do jornalista Arlindo Macedo, com moderação de Silva Cacuti.

Para hoje, estão reservadas as discussões sobre “Importância da educação física para a saúde”, “Jogos Africanos da Juventude”, “Organização do desporto e desporto escolar”, “Desporto, escola e sociedade: Por uma cidadania desportiva”, e, por último, “Optimização do rendimento desportivo em ambiente educativo”.

Armindo Pereira

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: M. Machangongo



 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »