A inspiração de Nadir Tati

Nadir Tati
Nadir Tati

“Quando me sento para criar o que me vem na cabeça é a mulher africana, o corpo da mulher africana”

Chama-se Nadir Tati, é uma estilista angolana, antiga modelo – que se estreou na África do Sul na altura do apartheid, e que apresentou a sua última colecção no /Africa Fashion Week/ em Nova Iorque, em Julho deste ano.

Nadir recebeu também o prémio para a melhor estilista 2010, atribuído pela Moda Luanda.

Para além da paixão pela moda, é também uma apaixonada por crianças para quem quer um Museu em Angola onde possam rolar livremente, também quer programas para ocupar os adolescentes depois das aulas.

Formada em Artes e com mestrado em criminologia, a sua tese foi sobre exploração sexual e comercial de crianças.

Nadir esteve recentemente aqui em Washington, num grupo de jovens empresárias africanas, e numa entrevista à Voz da América disse que aquilo que vê se sente por África “é evidente nos meus trabalhos”.

Nadir Tati disse que o que mais a inspira é “África”.

Recordando ter vivido em várias partes do mundo, na Ásia, Europa e América latina, Tati disse que “mesmo nesses países” pensou sempre na sua “base”.

“Quando me sento para criar o que me vem na cabeça é a mulher africana, o corpo da mulher africana e como é que a mulher africana consegue-se impor nesta sociedade neste mundo que está a correr a um passo muito rápido,” disse.

“Sou uma estilista atenta,” acrescentou Tati para quem a mulher angolana tem “vantagens” sobre mulheres de outros países devido às diferenças regionais que existem dentro da propria Angola.

Nadir Tati disse que Angola tem que desenvolver a sua indústria textil.

“Precisamos de vestir as pessoas que vivem em Angola, ” disse.

Abordando a sua actividade como criminóloga nadir frisou a importancia da educação.

“É importante estarmos atentos a este jovens que não têm um local para onde irem depois das aulas. Temos que estar atentos a como podemos ajudar esses jovens,”acrescentou.

 

Por Ana Guedes | Washington

Fonte: VOA

Voto: VOA

DEIXE UMA RESPOSTA