UNAC honra Elias dya Kimuezo como o pilar da música nacional

O rei da música angolana quando recebia ontem em Luanda o diploma de mérito
O rei da música angolana quando recebia ontem em Luanda o diploma de mérito

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) distinguiu ontem, com diplomas de mérito, 16 músicos da velha geração, pelo seu contributo para o desenvolvimento da música popular urbana angolana. Foram ainda distinguidos com diplomas de mérito quatro agrupamentos musicais.
Durante a cerimónia, que decorreu no Museu de História Natural, em Luanda, foram agraciados Elias dya Kimwezo, conhecido como o rei da música angolana, Carlitos Vieira Dias, Dionísio Rocha, Massano Júnior, Dina Santos, Filipe Mukenga, Joãozinho Morgado, Santocas, Tonito, Zekeno, Carlos Burity e Artur Adriano.
Os Jovens do Prenda, Os Kiezos, Kissanguela e Os Merengues foram os agrupamentos distinguidos, à semelhança de, a título póstumo, os músicos Teta Lando, Urbano de Castro, Gomes António, Neto Magias, Alice Figueira e o comediante Cisco. A UNAC prestou também tributo, com diplomas de mérito, aos músicos Bangão, Dom Caetano, Robertinho, Rosa Roque, Gabriel Tchiema, às Gingas do Maculusso e ao kudurista Tony Amado, considerando-os baluartes da música nacional.
A nova geração, constituída por Puto Português, Pérola e Walter Ananaz, também mereceu a distinção. Nas artes cénicas, foram distinguidos como pilares do teatro, o grupo Horizonte Njinga Mbande, Miragens Teatro, o grupo Noa Wete (Instituto Internacional de Teatro) e o grupo Serpente.
Os Tunezas e Henrique Artes foram considerados grupos de artistas de mérito. A coreógrafa Ana Clara Guerra Marques também recebeu o diploma de mérito.
Arnaldo de Sousa Calado, presidente da UNAC, que fez as honras da casa, entregando os diplomas aos distinguidos nas categorias da música, teatro e dança, pediu a todos que continuem a valorizar as artes do país.A homenagem integrou-se na celebração dos 30 anos da UNAC, assinalados no dia 9 de Setembro.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Dombele Bernardo

DEIXE UMA RESPOSTA