Tribunal da ONU confirma contatos com filho de Khadafi

O filho foragido do general Khadafi, Saif al Islam, é acusado de crimes de guerra
O filho foragido do general Khadafi, Saif al Islam, é acusado de crimes de guerra

O Tribunal Penal Internacional (TPI) confirmou, neste sábado, que está em contato indireto com o filho fugitivo do general Muammar Khadafi, Saif al Islam, para que ele se renda à justiça internacional.

O TPI disse que há informações de que mercenários estariam tentando levar o filho de Khadafi a um país africano amigo da Líbia. A corte alertou Islam que não fizesse isso, porque o órgão poderia pedir uma interceptação aérea caso ele fugisse de avião.

As afirmações do Tribunal reforçam as informações divulgadas anteriormente pelo Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia e por países africanos vizinhos de que Saif al Islam teria se refugiado junto a nômades tuaregs em alguma região perdida entre a Líbia e o Níger.

“Temos informações de que um grupo de mercenários estaria tentando ajudá-lo a ganhar um país vizinho e queremos impedir isso”, afirmou, neste sábado, durante visita a Pequim, o promotor do TPI, Luis Moreno-Ocampo.

Ocampo negou que esteja negociando com o filho de Khadafi e disse que os contatos são feitos por intermediários. “Ele se diz inocente, ele quer provar que é inocente, e está interessado em saber as consequências disso”, disse.

O Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda, emitiu mandado de prisão internacional contra o filho do general Khadafi e contra o ex-chefe dos serviços secretos líbios, Abdoullah el Senoussi. Eles são acusados de crimes contra a humanidade cometidos durante as recentes revoltas contra o regime líbio.

Visto geralmente como o futuro sucessor do pai, Saif al Islam é o primeiro filho de Khadafi com sua segunda mulher, Safiya Farkash. No início das revoltas, al Islam chegou a prometer “banhos de sangue” na Líbia.

Ele está sendo procurado desde que as forças do governo interino líbio tomaram, na quinta-feira, dia 20 de outubro, o controle da cidade de Sirte, terra natal de seu pai, operação na qual Khadafi foi capturado e morto.

 

Ana Carolina Dani

Fonte: RFI

Foto: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA