Transacções do mercado interbancário

Números das transacções de divisas apontam para ligeira apreciação do dólar
Números das transacções de divisas apontam para ligeira apreciação do dólar

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou ontem que na semana de 3 a 7 de Setembro do ano em curso vendeu divisas ao sistema bancário no montante de 300 milhões de dólares, de acordo com uma nota da instituição fornecida ao Jornal de Angola.
De acordo com a fonte, a taxa de câmbio média de referência, de venda, do kwanza face ao dólar situou-se em 95,139, registando-se no último dia da semana uma variação de 1,98 por cento face à taxa de câmbio apurada na sessão anterior de leilão de divisas, de 95,017 kwanzas por dólar.
No mesmo período, o Banco Nacional de Angola diz ter colocado no mercado monetário primário Títulos do Tesouro, para a gestão da despesa corrente do Tesouro, no montante de 1,3 mil milhões de kwanzas em Bilhetes do Tesouro. A taxa de juro média apurada da emissão foi de 3,48 por cento para a maturidade de 91 dias e de 5,05 por cento para a de 364 dias.
Para efeito de absorção de excedentes observados de liquidez, o BNA colocou em leilão Títulos do Banco Central (TBC) na maturidade de 63 dias, no montante de 3,8 mil milhões de kwanzas, tendo-se apurado uma taxa de juro média de 6,8 por cento ao ano.
No mercado interbancário, os bancos realizaram transacções de empréstimos de liquidez sem garantia de títulos no montante de 317,6 mil milhões de kwanzas, cerca de 0,68 por cento acima do transaccionado na semana anterior, que foi de 188,6 mil milhões de kwanzas. Do montante transaccionado na semana, cerca de 269,1 mil milhões, equivalente a 18,02 por cento, foi de operações com maturidade “overnight”.
A taxa de juro média ponderada apurada para as operações “overnight” foi de 6,4 por cento, cerca de 0,06 pontos percentuais acima da apurada no final da semana anterior, que foi de 6,34 por cento, mantendo a tendência de redução do custo dos empréstimos de liquidez entre as instituições bancárias, observada ao longo do semestre em curso.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

DEIXE UMA RESPOSTA