Sonangol Holdings entra na Puma Energy

Puma Energy
Puma Energy

A Sonangol Holdings vai adquirir ao Grupo Trafigura uma participação de 20% na Puma Energy International, empresa que opera no ‘midstream’ (actividades de transferência, transporte e armazenamento de petróleo e gás natural) e no ‘downstream’ (jusante, actividades de refino de petróleo bruto, processamento do gás natural em plantas de gasolina, transporte e comercialização/distribuição de derivados). Os valores envolvidos no negócio não foram revelados.

De acordo com um comunicado do Trafigura existe ainda a possibilidade de as duas empresas desenvolverem em conjunto oportunidades de investimento no sector do gás natural através das suas filiadas Sonagas e DT Holdings.

O Trafigura considera que a entrada da petrolífera nacional no capital da Puma Energy constitui um marco fundamental no desenvolvimento do grupo, classificando a operação como “um primeiro e importante passo na sua estratégia de abrir o respectivo capital a investidores estratégicos e ao público em geral”. Pierre Eladari, CEO da Puma Energy, acentuou a sua satisfação em acolher a Sonangol Holdings na empresa, “após anos de uma bem sucedida colaboração na indústria ‘downstream’.

O profissionalismo da Sonangol, a sua abordagem do mercado e a sua visão estratégica tornou natural a sua escolha como nosso primeiro parceiro estratégico”. “A participação da Sonangol oferece-nos novas e atractivas oportunidades de crescimento, e marca o início de uma nova fase no desenvolvimento do grupo Puma Energy no cenário global” , acrescentou.

A entrada da Sonangol na Puma Energy “só pode melhorar o relacionamento” já existente, sublinhou Pierre Aldari. “Estamos ansiosos para fazer parte dos planos de crescimento e desenvolvimento da Puma Energy “, referiu, por seu turno, Baptista Sumbe, presidente da Sonangol Holdings e membro do conselho de administração da Sonangol EP. A Sonangol Holdings é uma subsidiária da Sonangol EP.

A Puma Energy, constituída em 1997, vem registando um crescimento muito rápido, ao ponto de se ter tornado uma das principais empresas independentes a actuar em todo o mundo nas áreas do ‘midstream’ e ‘downstream’. Sediada na Suíça, opera em 26 países e emprega 1.800 colaboradores.

O grupo Trafigura, fundado em 1993, é o terceiro maior trader petrolífero mundial e o segundo maior no mercado dos minerais não ferrosos. Os investimentos do grupo em activos industriais em todo o mundo superam os USD 2,5 mil milhões. O grupo Trafigura opera nas áreas do fornecimento e comercialização de petróleo bruto, produtos petrolíferos, energias renováveis, metais, minérios metálicos, carvão e concentrados para consumidores industriais.
Por: Luís Faria

Fonte: Exame

DEIXE UMA RESPOSTA