Projectos de engenharia podem causar terramotos

Acção humana pode causar ocorrências como a que se vê na imagem
Acção humana pode causar ocorrências como a que se vê na imagem

Não são somente as forças da natureza que provocam terramotos. Há mais de meio século que projectos de engenharia vêm provocando terramotos e a ocorrência é muito mais comum do que se pensa, afirma o professor e pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, de Nova Iorque, Leonardo Seeber.
Alguns desses sismos, diz o pesquisador, geraram catástrofes, como o ocorrido em 1967, que esteve associado à construção da represa de Koyna, na Índia, comenta Seeber. “Sem dúvida, este e muitos outros terramotos foram desencadeados pela acção humana.”
O investigador recorda que, normalmente, não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. “Os representantes das empresas responsáveis geralmente recusam-se a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essas influências”, afirma.
Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, diz Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta terrestre, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.
O professo e pesquisador  Seeber diz que é improvável que o processo de fractura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substâncias químicas para libertar gás natural de rochas compactas, desencadeie terramotos.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Dr

DEIXE UMA RESPOSTA