Programas de combate à pobreza aplicados com sucesso em Luanda

Administradores dos municípios da província consideram que todas as acções estão a ser bem concretizadas
Administradores dos municípios da província consideram que todas as acções estão a ser bem concretizadas

A concretização dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza está a decorrer de forma satisfatória em Luanda, segundo concluiu na quinta-feira a Unidade Técnica Provincial de Combate à Pobreza.
A apreciação foi feita quinta-feira pela Unidade Técnica Provincial de Combate àPobreza, durante a reunião de avaliação dos programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza em Luanda, no período de Janeiro a Setembro do ano em curso.
A reunião de avaliação daquela unidade, presidida pelo vice-governador para a Área Económica e Produtiva, Miguel Catraio, considerou ser necessário, com base nos relatórios apresentados pelos administradores municipais relativos à concretização do programa entre Janeiro e Setembro deste ano, o aumento de recursos técnicos, financeiros e humanos, para o apetrechamento das unidades técnicas municipais.
Além disso, defendeu a atribuição de recursos para as campanhas de vacinação e a uniformização dos mapas de balanço que espelhem a execução física e financeira de cada município.
As unidades técnicas municipais receberam orientações no sentido de incluírem a merenda escolar no Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza e a levarem-no a cabo de forma equilibrada, para permitir a execução de outros projectos em vários sectores.
Devem ainda apresentar cronogramas de execução física e financeira dos projectos, contratar apenas uma empresa fiscalizadora para cada projecto e reduzir os custos das empreitadas, através de boas negociações no processo de contratação das empresas.
A Unidade Técnica Provincial propôs, por outro lado, a criação de uma brochura e a produção de um DVD com as acções realizadas em cada município, para o acompanhamento dos projectos, no âmbito dos Programas Integrados de Desenvolvimento Rural e Combate à pobreza. Estes programas visam a melhoria dos indicadores sociais na província de Luanda, principalmente ligados à saúde, educação, vias de acesso, energia e água, saneamento básico, serviços de socialização e apoio institucional.

Participaram na referida reunião, além dos membros da unidade, coordenadores das unidades técnicas municipais, directores provinciais, chefes de departamento e de repartição e representantes do Conselho de Auscultação e Concertação Social.

 

Josina de Carvalho

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Mota Ambrósio

DEIXE UMA RESPOSTA