Ler Agora:
Produção alimentar tem mais qualidade
Artigo completo 2 minutos de leitura

Produção alimentar tem mais qualidade

Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural garante aposta na capacidade técnica e científica adequadas às exigências actuais

O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas reinaugurou, no sábado, na cidade do Huambo, o Laboratório Regional do Instituto de Investigação Veterinária.
O laboratório, reconstruído e apetrechado, vai contribuir para aumentar a capacidade técnica de produção de bens alimentar de qualidade na região.
Pedro Canga disse, após a reabertura oficial do laboratório, que também estão a ser reabilitados os laboratórios veterinários da Huíla e de Cabinda e recordou que nas Universidades estão a ser formados quadros na área da investigação.
O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, afiançou, vai continuar a trabalhar para os laboratórios terem capacidade técnica e científica, de forma a, no âmbito do programa de produção de bens alimentares de qualidade, corresponderem às exigências actuais.
O Laboratório do Instituto de Investigação Veterinária no Huambo deixou de funcionar, devido ao conflito armado, em 1992. O laboratório central de patologia, considerado um dos melhores em África, produziu, em 1945, a primeira vacina contra a PPCB, doença que afecta o gado e o principal obstáculo ao desenvolvimento pecuário.

Investigação de qualidade

A directora-geral do Instituto de Investigação Veterinária, Cleonice Costa, frisou, na cerimónia de inauguração do Laboratório Regional do Instituto  de Investigação Veterinária, que, com o investimento feito pelo Executivo, estão criadas as condições para garantir uma investigação de qualidade.
Cleonice Costa referiu que o objectivo daquela instituição é atingir “os feitos que a instituição obteve, no passado, no domínio do desenvolvimento da pecuária”. O Laboratório Regional do Huambo, garantiu a directora, pode voltar a trabalhar em pleno nas áreas de parasitologia, bacteriologia e tecnologia alimentar.
O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Pedro Canga, inaugurou recentemente, no município da Quibala, província do Kwanza-Sul um laboratório regional.
O Executivo está empenhado em garantir que todos os angolanos tenham acesso a alimentos com qualidade e variedade adequada, de modo a contribuírem para o desenvolvimento humano, económico e social do país. Para tal, está a desenvolver programas que visam o aumento da produção alimentar, sobretudo no sector familiar.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »