Pré-candidato republicano em apuros

Governador do Estado de Texas Rick Perry
Governador do Estado de Texas Rick Perry

O pré-candidato presidencial republicano e governador do Texas, Rick Perry, viu-se em apuros no domingo com a revelação de que um alojamento de caça utilizado pela sua família no Sul dos Estados Unidos era baptizado com um nome racista.
O jornal “Washington Post” publicou, em reportagem de capa, que uma gigantesca pedra na entrada da propriedade que a sua família alugava para passar as férias ainda exibe o nome “Niggerhead” (“cabeça de negro”), com o emprego da ofensiva palavra “nigger” para se referir aos negros.
O próprio Perry, em declarações ao jornal, explicou que o seu pai pintou por cima a referida palavra quando teve oportunidade, em 1983. No entanto, o jornal cita vários depoimentos de pessoas que afirmam que as letras continuaram visíveis durante muitos anos. O periódico afirma que, mesmo no último Verão do Hemisfério Norte, os convidados que frequentavam a propriedade podiam ler a palavra por baixo da pintura branca.
O uso dessa palavra, uma das mais pejorativas do léxico americano, suscitou condenações por parte do empresário conservador negro Herman Cain, que também aspira também à nomeação do seu partido republicano para as eleições de 2012.
“Não há palavra mais vil e negativa do que a palavra com a letra N e o facto de ele ter deixado essa palavra à mostra por tanto tempo, para depois finalmente a apagar, como fiquei a saber, é algo simplesmente insensível em relação aos negros deste país”, afirmou Cain à emissora Fox.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

DEIXE UMA RESPOSTA