Portugueses formam oficiais da polícia guineense

Portugal forma polícias guineenses
Portugal forma polícias guineenses

Curso vai durar três e cobre áreas como direitos fundamentais, direoto processual e penal e lei de investigação criminal.

specialistas portugueses estão a dar um curto curso de formação a oficiais da polícia da Guiné-Bissau.

O curso surge numa altura em que se dão os primeiros passos para uma reforma do sector de segurança algo considerado como essencial para a estabilização da Guiné-Bissau.

Ao todo são cinquenta elementos da Policia da Ordem Publica e da Guarda Nacional – uma nova orgânica, no âmbito da reforma em curso no sector da segurança – que estão envolvidos nesta acção de formação.

Três dias para quadros superiores da Guarda Nacional Republicana e da Policia de Segurança Publica de Portugal ministrarem temas como Direitos fundamentais, Direito processual e penal, planeamento operacional, administração e logística, organização policial, assim como a lei de investigação criminal.

Em discussão, nas palestras programadas, vão estar também os módulos centrados nas áreas da investigação criminal, violência doméstica, imigração e asilo.

Para o Ministro do Interior, Fernando Gomes, só com acções do género é que o pais pode ter um estado de direito desejado.

Gomes disse ainda que apenas pode existir a cidadania, se os direitos dos cidadãos forem não só respeitados, como defendidos.

 

 

Por Lassana Cassamá | Bissau

Fonte: VOA

Foto: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA