População mundial chegará a 10 bilhões de pessoas em 2100

2100 população
2100 população

Em 2100, o planeta Terra terá 10 bilhões de habitantes. Essa é a previsão do Fundo de População das Nações Unidas que foi apresentada em Londres nessa quarta-feira. A marca dos sete bilhões será oficialmente alcançado no dia 31 de outubro.

Há dois mil anos, a população mundial era de 300 milhões de pessoas. Apenas no ano 1.800, chegou-se a 1 bilhão de pessoas no planeta. Desde então, os avanços da ciência têm não apenas assegurado uma vida mais longa como também diminuído a taxa de mortalidade infantil. Fatores a serem comemorados, mas que também trazem desafios, afirma Babatunde Osotimehin, diretor-executivo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, em inglês).

A expansão demográfica não é homogênea. Os jovens com menos 25 anos representam atualmente quase metade (43%) da população mundial, mas eles se concentram, principalmente, nos países em desenvolvimento. Já os países ricos vivem um progressivo envelhecimento.

A fecundidade também varia. Ela é de 1,7 filho nos países mais avançados – abaixo da taxa de substituição geracional de 2,1. Na África subsaariana, uma das regiões que cresce com maior rapidez, ela é de 4,8. Nesses países onde o aumento da população é mais acelerado que o crescimento econômico, a ONU destaca que é importante facilitar o acesso aos serviços de saúde reprodutiva e de planejamento familiar. “A conquista de um planejamento estável é um requisito indispensável para o crescimento econômico planejado e o desenvolvimento acelerado”, escreveu o diretor executivo da UNFPA.

China e Índia

Hoje, a China ainda mantém o título de país mais populoso do mundo com 1,35 bilhão de habitantes, seguido pela Índia com 1,24 bilhão. Mas, em 2025, os indianos serão mais numerosos que os chineses. Em 2050, a população indiana atingirá 1,7 bilhão.

 

Fonte: RFI

Foto: REUTERS/Pawan Kumar

DEIXE UMA RESPOSTA