População do município do Andulo aconselhada a redobrar os cuidados

As chuvas têm provocado imensos prejuízos em quase todas as províncias do país
As chuvas têm provocado imensos prejuízos em quase todas as províncias do país

O director do Hospital Municipal do Andulo, Constantino Kamolacongue Júnior, aconselhou, no sábado, a população daquela parcela da província do Bié a reforçar os cuidados primários de saúde e higiene, para se prevenirem das doenças mais frequentes durante a época chuvosa.
Nesta época do ano, disse o responsável clínico, são frequentes por aquelas paragens enfermidades como diarreias agudas, malária, cólera e doenças respiratórias.
Por causa destas doenças, o hospital municipal tem registado um elevado número de doentes, sobretudo com malária, devido à proliferação de mosquitos.
Constantino Júnior disse que devido ao consumo de água imprópria, a localidade tem também registado surtos de cólera, razão pela qual pediu à população que redobre os cuidados com a higiene, dentro e fora das suas residências.
As principais vítimas destas enfermidades, durante esta época chuvosa, são as crianças, que se podem ver livres destes males se os pais e encarregados de educação respeitarem os procedimentos preventivos das doenças sazonais. Como medidas de prevenção, Constantino Júnior aconselha a população a eliminar os charcos de água estagnada próximo das residências e a evitar o consumo de água da chuva sem que a mesma seja tratada com desinfectante.
O responsável do Hospital Municipal de Andulo exortou ainda a população, caso se manifestem sintomas das doenças acima referidas, a recorrer às unidades sanitárias, para receber assistência, evitando, desse modo, a auto-medicação.
A rede sanitária da localidade de Andulo é constituída por um hospital municipal, um centro materno-infantil, dois hospitais missionários e três centros de saúde.

 

José Chaves | Andulo

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Francisco Bernardo

DEIXE UMA RESPOSTA