PIB dos EUA cresce 2,5% superando expectativas

O consumo das famílias é um dos responsáveis pelo crescimento do PIB americano.
O consumo das famílias é um dos responsáveis pelo crescimento do PIB americano.

O crescimento econômico dos Estados Unidos mostrou uma clara melhora durante o verão, segundo a primeira estimativa oficial do produto interno bruto americano do terceiro trimestre, publicada na quinta-feira, em Washington.

De julho a setembro, o PIB americano progrediu 2,5%, em ritmo anual, em comparação com os três meses precedentes, indicou o ministério do Comércio dos Estados Unidos, em um comunicado.

O número é superior à estimativa média dos analistas, que acreditavam em um crescimento de 2,3% e traduziram uma melhora da economia americana. Segundo o ministério, o crescimento, que tinha caído a 0,4% no primeiro trimestre e voltar a subir para 1,3% no segundo, encontrou o nível de seu ponto alto, no verão de 2010.

A aceleração do crescimento no terceiro trimestre reflete “as despesas com consumo das famílias e investimentos privados, fora moradia, e um retardo da baixa das despesas dos estados e das coletividades locais”, escreve o ministério.

O consumo progrediu de 2,4% no terceiro trimestre, contra somente 0,7% no segundo, trazendo 1,7 pontos de crescimento ao país. Mas a economia americana ainda está longe do vigor que apresentou durante os três últimos meses de 2010.

A alta de 16,3% de investimentos privados foi influenciada por despesas das empresas (+17,4%). Essa foi a progressão mais importante desde o segundo trimestre de 2010, e fez o país ganhar 1,6 pontos de crescimento.

 

Fonte: RFI

Foto: REUTERS/Neil Hall

DEIXE UMA RESPOSTA