Obama faz giro pelos EUA para defender plano contra desemprego

Obama vai percorrer mais de 900km em três dias em busca de apoio ao projeto de luta contra o desemprego.
Obama vai percorrer mais de 900km em três dias em busca de apoio ao projeto de luta contra o desemprego.

Barack Obama começou nessa segunda-feira uma viagem de ônibus pelo interior dos Estados Unidos. Durante três dias o presidente norte-americano vai defender seu plano para a retomada do emprego no país. O chefe da Casa Branca deve usar as manifestações recentes contra o capitalismo para aumentar a pressão sobre os Republicanos, que rejeitam seu projecto.

A viagem de Barack Obama já tem ares de campanha presidencial. Viajando em um ônibus blindado, o chefe de Estado fará até três discursos por dia. Até quarta-feira Obama deve percorrer mais de 900km rumo ao leste do país. A programa começou na manhã desta segunda-feira em Ashville, uma cidade de porte médio na Carolina do Norte.

A cada etapa da viagem o presidente pretende defender seu plano de luta contra o desemprego, rejeitado pelo Congresso. Na semana passada os republicanos conseguiram bloquear todo o projeto no Senado, mas o presidente avisou que iria tentar uma adoção individual das medidas. “Durante os eventos públicos realizados todos os dias o presidente vai desafiar o Congresso para que eles comecem a trabalham para a adoção de cada elemento do pacote”, explicou o porta-voz adjunto da Casa Branca, Josh Earnest.

O plano contra o desemprego sugerido pelo presidente prevê um investimento de 447 bilhões de dólares (R$ 782 bilhões) para relançar a atividade do país e criar novos empregos. Os republicanos se opõem ao projeto, que seria implementado graças ao fim de uma série de vantagens fiscais que beneficiam os mais ricos e as grandes empresas.

Atualmente mais de 9% da população ativa dos Estados Unidos não tem trabalho.

 

Silvano Mendes

Fonte: RFI

Foto: REUTERS/Jason Reed

DEIXE UMA RESPOSTA