Ministro considera concurso Olimpíadas da Matemática recurso para formação de crianças

Ministro da Educação, Pinda Simão
Ministro da Educação, Pinda Simão

Luanda – O ministro da Educação, Pinda Simão, considerou hoje, em Luanda, que o concurso Olimpíada da Matemática é um recurso importante para estimulação e valorização de uma disciplina nuclear para formação integral das crianças angolanas.

O governante fez essa consideração na cerimónia de apresentação e premiação dos vencedores da segunda edição do concurso, tendo firmado que a matemática é uma ciência que melhor permite analisar o trabalho da mente e desenvolve um raciocínio aplicável ao estudo de qualquer outro assunto ou temática.
“As olimpíadas podem construir-se num espaço em que as principais dificuldades podem ser ultrapassadas, no primeiro ciclo do ensino secundário”, referiu.
Acrescentou que no ensino desta disciplina começam a ser devidamente explicitada a relação entre conteúdos temáticos e a realidade das crianças.
Os alunos precisam acreditar que a aprendizagem da matemática deve processar-se de modo natural, partindo do princípio de que os esmos estão constantemente a interpretar o seu mundo e as suas
experiências.
“A matemática, pela sua interdisciplinaridade e transversalidade, deve continuar a merecer a atenção de todos e a estimular o surgimento de olimpíadas de outras disciplinas curriculares”, salientou.
O ministro apelou, por outro lado, os estudantes a empenharem-se nos estudos, de modo a contribuírem para o desenvolvimento do país.
A primeira edição do concurso Olimpíadas da Matemática foi realizada em 2010 e teve como vencedor o concorrente da província do Zaire.
O concurso é organizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Colégio Esperança Internacional.

 

Fonte: Angop

Fotografia: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA